quarta-feira, 10 de julho de 2019

7296. Meteorologistas "amadores"

Na passada segunda-feira foram feitas várias previsões amadoras sobre riscos meteorológicos associados ao mau tempo que se previa para essa tarde. Diversas páginas publicadas na Internet e no facebook aludiam à possibilidade de ocorrência de tempo severo, com aguaceiros e trovoadas fortes e queda de granizo de grandes dimensões, variado a seu tamanho consoante as sucessivas publicações que eram publicadas (aqui; aqui); simultaneamente escrevia-se a possibilidade de ventos muito fortes e, inclusive, em algumas páginas antevia-se a possibilidade de ocorrência de tornados… Tudo isto resume a uma palavra: puro amadorismo e falta de carácter científico, ao publicar mais fantasias desejáveis de que realmente fazer provisões a sério, tentando na medida do possível lançar o pânico na população, sem qualquer fundamento (em algumas paginas do facebook chegou-se ao ponto de pedir à população para não sair de casa…); tudo isto mesmo depois das previsões oficiais do IPMA publicadas ao início da madrugada desse dia.
Se todos esses amadores criadores de páginas na Internet e no facebook, onde sabem prever tão bem fenómenos climatéricos que previsivelmente não vão acontecer, confundem o clima de Portugal Continental com o clima de Espanha, se realmente tivessem o mínimo de sensibilidade, já teriam reconhecido hoje os seus erros e pediam desculpas por divulgarem esse tipo de previsões. Por favor, deixem as previsões meteorológicas para os especialistas que se formaram na área e que percebem do que falam; não tratem tão mal a meteorologia e deixem de fazer o péssimo trabalho meteorologicamente falando.
Conclusão: pense primeiro duas vezes antes de confiar nessas previsões amadoras. Infelizmente a Internet também tem destas coisas… Não permita regressar meteorologicamente a uma era medieval.

Sem comentários: