segunda-feira, 22 de julho de 2019

7327. Fogos em Portugal Continental

O fogo arde há mais de 48 horas no concelho de Vila de Rei, do qual propagou a Mação já no distrito de Santarém. É até agora o maior incêndio do ano com uma área ardida total, segundo os dados do sistema de protecção europeu, na casa dos 8.500 hectares. Tudo começou no sábado no distrito de Castelo Branco onde deflagraram dois fogos, um no município de Vila de Rei, outro na Sertã. Ambos obrigaram à mobilização imediata de mais de 400 operacionais e 17 meios aéreos. Num ápice estradas foram cortadas e a aldeia de Cardiga Fundeira evacuada. Era o começo de dias dominados por fogos que rapidamente trouxeram à memória a tragédia de Pedrógão Grande.
As zonas onde começaram os primeiros incêndios ficam relativamente próximas umas das outras, já que a povoação de Rolã, no município da Sertã, dista cerca de seis quilómetros em linha recta de Fundada, em Vila de Rei, concelho localizado a sul e vizinho do da Sertã.
O incêndio de Vila de Rei chegou a Mação, no distrito de Santarém, por volta das 20h de sábado. Os fogos da Sertã foram dados como dominados no domingo de manhã, pelas 09h, apesar de terem ocorrido alguns reacendimentos durante a tarde. À hora em que este artigo foi escrito, o incêndio na localidade de Fundada, em Vila de Rei, continuava a ser o mais preocupante e mobilizava mais de 1.000 operacionais e 347 viaturas.
Ana Cristina Marques
* * * * * * * * * * * * *
Fonte: Observador
================
Os incêndios em Penalva do Castelo e Penedono, no distrito de Viseu, continuam activos, mas sem casas em perigo, disse fonte do Comando Distrital de Operações (CDOS). "Estão activos. Continua a arder mato e floresta, mas não há casas em perigo", afirmou a mesma fonte á Lusa, pelas 23.30 horas, referindo que nestes dois fogos não há registo de feridos. Segundo o CDOS de Viseu, àquela hora 222 operacionais apoiados por 67 veículos combatiam o fogo de Penedono.
Este incêndio é um reacendimento de um fogo que deflagrou na tarde de domingo, às 17.49 horas, em Beselga, uma das freguesias mais a sul e a fazer fronteira com o concelho de Sernancelhe, e que durante a madrugada chegou a estar dominado. O incêndio em Penalva do Castelo teve início às 17.26 horas desta segunda-feira, em Antas e Miuzela. Neste caso, estão nas operações 186 elementos com 52 veículos.
* * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: