segunda-feira, 16 de março de 2020

7647. PORTUGAL CONTINENTAL: Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

Fonte: MeteoPT
============
Fonte: IPMA
==========
Fonte: Met Office
===============

Terça-feira: instabilidade nas regiões do sul, com aguaceiros e trovoadas, podendo ser acompanhado por queda de granizo e de neve nas terras altas.
O estado do tempo em Portugal Continental, particularmente nas regiões do centro/sul e sul, estará condicionado a partir da próxima noite pelo deslocamento retrógrado de um núcleo de ar muito frio em altitude (temperaturas até 30 ºC negativos aos 500 hPa, sensivelmente a 5500 metros de altitude) que irá atravessar o Alentejo e o Algarve na primeira metade do dia de Terça-feira (deslocamento de nordeste para sudoeste); em superfície corresponde a um centro de baixas pressões no sul da Península Ibérica, em contraste com as altas pressões a noroeste da Península Ibérica.
Neste contexto, é esperado o aumento significativo da instabilidade atmosférica no sul de Portugal Continental, particularmente no Baixo Alentejo e Algarve: aumento da nebulosidade e ocorrência de aguaceiros, acompanhados de trovoadas, podendo ser de granizo e de neve nas terras altas; vento moderado a forte, com rajadas muito fortes nas terras altas, do quadrante norte e rodando para leste. Descida de temperatura.



Sem comentários: