segunda-feira, 25 de maio de 2020

7721. IPMA: Tempo quente e seco em Portugal continental

Devido a uma massa de ar quente e seco, transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado sobre o Golfo da Biscaia e de uma região depressionária, que se estende desde o norte de Marrocos até ao interior da Península Ibérica, os próximos dias continuarão a ser caracterizados por temperaturas acima da média para o mês de Maio.
Assim, prevêem-se valores da temperatura máxima entre 28 e 35ºC nas regiões do interior, sendo entre 22 e 32ºC no litoral oeste, onde a brisa se fará sentir durante a tarde, especialmente até dia 25. A temperatura mínima deverá registar valores entre 15 e 20ºC. A partir de terça-feira, dia 26, com o anticiclone a deslocar-se para ilhas Britânicas e um pouco mais intenso, o continente estará sob influência de uma corrente de leste mais definida. Prevê-se assim, para dias 26 e 27, uma subida de temperatura, em especial no litoral oeste, onde a brisa se tornará mais fraca e ficará confinada apenas à faixa costeira e por um curto período durante a tarde. A generalidade do território deverá ter valores de temperatura máxima entre 30 e 35ºC, podendo atingir-se 35 a 38ºC no interior do Alentejo, vale do Tejo, distrito de Setúbal, e localmente no litoral Norte e Centro. Prevê-se igualmente, uma subida da temperatura mínima, que em alguns locais poderá registar valores entre 20 e 22ºC¸ dando origem às denominadas noites tropicais.
Apesar de um modo geral o tempo se manter seco, prevêem-se até dia 25, períodos de maior nebulosidade no litoral Centro até meio da manhã, com possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais. Por outro lado, durante a tarde, haverá um aumento de nebulosidade no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersos, sobretudo em zonas de montanha e nos dias 26 e 27, e que poderão ser localmente intensos.
 A partir de dia 29, é provável o enfraquecimento da corrente de leste, e o instalar de uma circulação de noroeste, com a intensificação do vento de noroeste sobretudo no litoral oeste, e consequente diminuição gradual da temperatura, em particular no litoral oeste.
A partir de domingo, dia 24, na costa sul do Algarve, as ondas de sudoeste inferiores a 1 metro irão gradualmente passar a ondas de sueste com 1 a 1,5 metros, sendo possível que venham a atingir os 2 metros na quarta-feira, dia 27, com emissão do respectivo aviso amarelo de agitação marítima.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: