segunda-feira, 1 de junho de 2020

7745. Açores: forte atividade sísmica abala a ilha de São Miguel


A Ilha de São Miguel acordou para o primeiro dia do mês de Junho, o dia em que se assinala o Dia dos Açores, com uma actividade sísmica acima do normal. Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o primeiro evento foi sentido às 07h07, hora local (08h07 em Portugal Continental) e consistiu num sismo de magnitude 4.8 na escala de Richter, que foi sentido em toda a ilha com intensidade entre o IV e o V na escala de Mercalli modificada. O epicentro localizou-se na Fossa da Povoação, a cerca de 19 Km a Este-Nordeste dos ilhéus das Formigas.
O registo de actividade sísmica não se ficou por aqui, já que cerca de duas horas depois, às 09h31 locais (10h31 em Portugal Continental) foi registado um novo sismo, de menor intensidade e magnitude, 2.5 na escala de Richter (III/IV na escala de Mercalli modificada) com epicentro a 3 Km a Sul da Vila da Povoação.
Apenas 20 minutos depois, às 09h54 (10h54 em Portugal Continental), novo sismo com magnitude de 2.4 na escala de Richter (intensidade III/IV na escala de Mercalli modificada), com epicentro a 4 Km Su-sudoeste da Povoação. Ainda durante a manhã, por volta das 11h22 (12h22 em Portugal Continental) registou-se um novo sismo de magnitude 1.7 na escala de Richter (intensidade III na escala de Mercalli modificada) com o epicentro localizado a cerca de 4 Km a Este-Sudeste da localidade de Ribeira Quente.
Os epicentros destes três últimos eventos sísmicos estavam muito próximos geograficamente, no entanto, bastante afastados do evento principal (primeiro do dia), podendo não estar totalmente relacionados. De resto, o primeiro sismo foi claramente sentido em toda a ilha, já os últimos três fizeram-se sentir com especial incidência na área geográfica do concelho da Povoação, nomeadamente nas localidades de Nossa Senhora dos Remédios, Ribeira Quente, Faial da Terra e Furnas.
João Tomás
* * * * * * * * * 
Fonte: Tempo.pt

Sem comentários: