domingo, 23 de agosto de 2020

7844. Incidentes aquáticos hoje

Mulher de 68 anos morre após resgate no mar em Alvor – Uma mulher de 68 anos foi resgatada hoje na praia de Alvor, em Portimão, pela Polícia Marítima, tendo sido transportada depois para o hospital, onde foi declarado o óbito, segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional. O piquete da Polícia Marítima de Portimão recebeu o alerta pelas 13:50, através dos nadadores-salvadores da praia, que indicaram que uma mulher, de nacionalidade portuguesa, tinha sido avistada a flutuar no mar na praia de Alvor.
“Foram empenhados de imediato para o local o piquete da Polícia Marítima, uma viatura Amarok do projecto “SeaWatch”, os Bombeiros Voluntários de Portimão, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação e uma ambulância do INEM”, indica o comunicado. Os nadadores-salvadores iniciaram as manobras de reanimação à vítima, nas quais o piquete da Polícia Marítima de Portimão auxiliou, com recurso ao desfibrilhador automático externo.
Quando o INEM chegou ao local tomou conta das manobras de reanimação e a vítima foi transportada para o Hospital de Portimão, onde foi posteriormente declarado o óbito.
Buscas por jovem desaparecido no Tejo interrompidas até à manhã de segunda-feira – As buscas para encontrar o jovem desaparecido esta tarde no rio Tejo, na zona da Ponta dos Corvos, no Seixal, foram interrompidas ao final do dia e serão retomadas na segunda-feira ao romper da manhã, anunciou a Autoridade Marítima Nacional. Em comunicado, a autoridade afirma que as buscas "foram interrompidas ao pôr-do-sol e serão retomadas amanhã aos primeiros alvores”, mantendo-se a presença da Autoridade Marítima Nacional, que está a coordenar as operações, junto à orla costeira.
Nas operações de segunda-feira estarão empenhados “uma mota de água e uma embarcação da Estação Salva-vidas de Lisboa, uma embarcação do comando-local da Polícia Marítima de Lisboa para assegurar a interdição da área onde o Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima e os mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas irão efectuar as operações de mergulho, bem como uma equipa da Polícia Marítima por terra”, pode ler-se no comunicado. A autoridade indica que também estará empenhado o Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima.
Um jovem desapareceu esta tarde no rio Tejo, na zona da Ponta dos Corvos, no Seixal, quando ia a banhos. De acordo com um comunicado da Autoridade Marítima Nacional, o alerta foi recebido cerca das 17:00, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).
Foram empenhados nas buscas “uma embarcação da Polícia Marítima, uma mota de água da Capitania do Porto de Lisboa, uma equipa do Grupo de Mergulho Forense e Operações Policiais Subaquáticas, uma equipa de mergulhadores dos Bombeiros da Amora, um helicóptero da Força Aérea e uma embarcação dos Bombeiros Voluntários do Seixal”, avança o comunicado. Por terra, foram também activados meios da Polícia Marítima, dos Bombeiros Voluntários do Seixal e da Polícia de Segurança Pública.
Agueiro causa um morto e um ferido na praia do Castelejo no Algarve – Um homem morreu e outro ficou ferido ao início da tarde de hoje depois de terem caído num agueiro na praia do Castelejo, no concelho de Vila do Bispo (Algarve), disse à Lusa fonte da Marinha. A praia este ano não tem vigilância, ao contrário do ano passado, em que tinha nadador-salvador.
Em declarações à agência Lusa, o Capitão do Porto de Lagos, Conceição Duarte, especificou que a vítima mortal é um homem com cerca de 30 anos, de nacionalidade alemã, que foi retirado inconsciente da água por um dos militares que integram o programa Praia Segura, tripulante da viatura Amarok, do projecto "SeaWatch". Segundo a fonte, o acidente ocorreu quando um grupo de seis pessoas, todas de nacionalidade alemã, foi arrastada para um agueiro, tendo quatro delas saído da água com a ajuda de banhistas e de surfistas, "enquanto duas outras foram retiradas inconscientes da água pelos militares".
"Os dois homens, ambos com cerca de 30 anos, foram assistidos em terra, e, infelizmente, um veio a falecer, tendo o óbito sido declarado no local, enquanto o outro foi reanimado, estabilizado e transportado para o hospital", avançou Conceição Duarte. O Capitão do Porto de Lagos acrescentou que o acidente ocorreu na praia do Castelejo, uma praia este ano sem vigilância, ao contrário do ano passado, em que tinha nadador-salvador.
Nas operações estiveram envolvidos vários elementos da Autoridade Marítima Nacional, dos bombeiros, da Polícia Marítima, do projecto "Seawatch" e do Instituto Nacional de Emergência Médica, com vários veículos, uma embarcação da Estação Salva-Vidas de Sagres e um helicóptero.
* * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: