segunda-feira, 19 de outubro de 2020

7914. Tempestade BARBARA

Assunto: Depressão BARBARA: Efeitos em Portugal Continental COMUNICADO Nº 1

No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades da época 2020-2021, foi atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico espanhol) o nome BARBARA a uma depressão, que se prevê estar centrada em 40.58°N e 7.60°W no dia 20 de outubro de 2020 às 16:00UTC. Os efeitos desta depressão no território continental serão essencialmente sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de dia 19 de outubro prolongando-se até ao final do dia 20, com rajadas até 100 km/h e até 130 km/h nas terras altas.

Adicionalmente, esta depressão tem associado um sistema frontal de atividade moderada a forte, que se aproximará de Portugal continental a partir da tarde de dia 19, e irá atravessar todo o território durante o dia 20, dando origem também a precipitação por vezes forte e persistente, em especial entre o início da tarde de dia 19 e o final de dia 20. No dia 20, prevê-se uma descida da temperatura máxima, que irá variar aproximadamente entre 15 e 23°C.

Prevê-se um aumento da agitação marítima, em especial na costa da região Sul, a partir da tarde de dia 19 e até final de dia 20, onde a altura significativa das ondas poderá atingir 3,5 ros de sudoeste.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: 

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa 

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/

* * * * * * * * * * * * * * *

Fonte: IPMA

Sem comentários: