sexta-feira, 6 de agosto de 2021

8268. IPMA: Informação sobre as condições meteorológicas em Agosto

Nos últimos dias, o estado do tempo foi mais chuvoso e húmido que o normal para a época do ano, nomeadamente no litoral norte e centro, e também mais ameno, com temperaturas máximas abaixo do normal, aproximadamente entre 3 a 6°C, dependendo do local.

Devido a um fluxo de oeste sobre o território continental – entrada de ar marítimo – prevê-se a ocorrência de precipitação fraca até ao dia 7 na região do Minho e Douro Litoral, podendo estender-se a alguns locais do litoral Centro. No restante território o estado do tempo irá apresentar-se seco e com valores de temperatura abaixo do normal para a época do ano, que no entanto poderão alcançar valores máximos entre 30 e 35°C nas regiões do interior Norte e Centro e ainda na região do Alentejo e Algarve. O vento irá predominar de noroeste, soprando por vezes forte junto à faixa costeira ocidental a sul do cabo Raso e nas terras altas, em especial do Centro e Sul. Na região do Algarve, o vento tende a predominar do quadrante norte e a temperatura mínima poderá alcançar valores típicos de noites tropicais (entre 20 a 22°C), em especial na região do sotavento.

A partir de dia 8, o vento tende a enfraquecer e prevê-se uma subida gradual dos valores de temperatura para valores normais para a época do ano. Antevê-se uma alteração do padrão de circulação a partir do início da próxima semana, associada a um fluxo de norte. O padrão de circulação que tipicamente favorece a subida das temperaturas no território continental, ou seja, associado a um fluxo de leste, não apresenta neste momento uma predominância significativa. No entanto, a previsão aponta para uma subida dos valores da temperatura máxima, ficando ligeiramente acima do normal para a época do ano a partir de dia 10 e podendo manter-se até dia 14.

O anticiclone deverá posicionar-se na região do arquipélago dos Açores, existindo alguma incerteza relativamente à sua localização, que poderá condicionar os padrões de circulação que afectam o território continental, juntamente com a possibilidade de aproximação de depressões a noroeste da Península Ibérica ou a formação de perturbações em altitude.

Com a informação presentemente disponível, as temperaturas máximas deverão manter-se abaixo de 30°C em grande parte das regiões próximas do litoral e abaixo de 39°C nas regiões do interior até final da próxima semana, dia 14. No entanto, em alguns locais, como por exemplo nos vales do Douro, Tejo e Guadiana, as temperaturas máximas poderão alcançar 40-42°C, apresentando-se ainda alguma incerteza nesta ordem de valores.

A região do mar Mediterrâneo Central e Oriental, tem sido alvo de uma onda de calor desde o final do mês de Julho, afectando partes da Turquia, Grécia e Itália com incêndios devastadores e de grandes dimensões, ameaçando populações e zonas edificadas. De salientar que, presentemente, não se prevê a ocorrência deste tipo de condições meteorológicas extremas em Portugal. Como é típico desta época do ano, o risco de incêndio irá manter-se muito elevado a máximo em vários concelhos e a sua evolução deve ser acompanhada com a informação disponibilizada em:

https://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/#

Nas próximas semanas, de 16 a 22 de Agosto e de 23 a 29 de Agosto, não existe indicação de valores anómalos significativos relativamente à temperatura média para o território continental, com base na previsão alargada fornecida pelo modelo Europeu – ECMWF, pelo que, face aos dados do modelo, deverá ser semelhante à climatologia do mês de Agosto. Este produto é actualizado duas vezes por semana, recomendando-se a consulta do boletim de previsão alargada até 28 dias, com informação sobre as anomalias de precipitação total e temperatura média, que será actualizado na sexta-feira, dia 6, na página do IPMA, e terá uma validade de dia 9 Agosto a dia 5 de Setembro.

* * * * * * * *

Fonte: IPMA


Sem comentários: