quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

8409. IPMA: Estado do tempo para a semana do Natal

PORTUGAL CONTINENTAL – O estado do tempo para o Continente nos próximos dias 22 a 26 de Dezembro, será caracterizado por dias chuvosos na generalidade do território, com precipitação mais intensa e persistente a partir do dia 23 e até dia 26 de Dezembro. As quantidades de precipitação esperadas são significativas, com os maiores valores acumulados a poder ultrapassar os 50 mm em 24 horas em muitos locais, em especial nas zonas montanhosas. As temperaturas não deverão registar variação significativa, mantendo-se acima dos valores normais para o mês de Dezembro.

Estas condições meteorológicas são devidas à acção de um vasto campo depressionário no Atlântico Norte, estendendo-se desde a Terra Nova até à Península Ibérica. A este campo depressionário estarão associadas superfícies frontais activas que irão atravessar em sucessão o território do continente. Em particular, na noite de Consoada e na madrugada e manhã do dia de Natal, prevê-se uma situação de tempo mais gravoso em todo o território continental, com ocorrência de precipitação forte e persistente (valores de precipitação prováveis da ordem de 40 mm em 6 horas), vento forte de sudoeste, com rajadas da ordem de 80 km/h, em especial no litoral e terras altas, e agitação marítima forte.

ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES – O estado do tempo para o arquipélago dos Açores nos próximos dias 23 a 26 de Dezembro, será caracterizado pela ocorrência de precipitação, no entanto, neste período de tempo, esperam-se algumas abertas em especial nos dia 23 e na tarde do dia 24. É esperado vento de oeste forte, com rajadas que, no dia 23 poderão atingir os 100 km/h no Grupo Ocidental e 90 km/h no Grupo Central. Os restantes dias o vento soprará de oeste-sudoeste com rajadas na ordem dos 80-85 km/h.

No dia 23, a agitação marítima poderá atingir os 7 a 8 metros nos Grupos Ocidental e Central, e os 6 a 7 metros no Grupo Oriental. A partir do dia 24, a ondulação em todo o arquipélago variará entre os 3 a 5 metros.

Estas condições meteorológicas são devidas à passagem de superfícies frontais associadas a um vasto campo depressionário no Atlântico Norte, que se estende desde a Terra Nova até à Península Ibérica.

ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA – O estado do tempo para o arquipélago da Madeira nos próximos dias 22 a 26 de Dezembro, será caracterizado pela ocorrência de precipitação, temporariamente mais persistente e intensa nas noites de dia 22 para 23 de Dezembro e de dia 24 para 25 de Dezembro. Nos restantes períodos, esperam-se algumas abertas, alternando com aguaceiros geralmente fracos.

O vento soprará fraco a moderado predominando do quadrante oeste (até 30 km/h), temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas, intensificando-se na noite de 24 para 25, tornando-se forte nas terras altas (até 50 km/h), com rajadas até 80 km/h. A agitação marítima aumentará a partir de dia 23, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Estas condições meteorológicas são devidas à passagem de superfícies frontais associadas a um vasto campo depressionário no Atlântico Norte, que se estende desde a Terra Nova até à Península Ibérica.

* * * * * * * *

Fonte: IPMA


Sem comentários: