quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

8419. IPMA: Estado do tempo para a passagem de ano

PORTUGAL CONTINENTAL – O estado do tempo no território continental no período compreendido entre 31 de Dezembro de 2021 e 2 de Janeiro de 2022 será caracterizado por dias de céu pouco nublado, embora com neblina ou nevoeiro até final da manhã. A temperatura será amena, com valores significativamente acima da média para o mês de Dezembro (entre 2 e 6°C). A temperatura máxima deverá atingir valores entre 18 e 24°C excepto no interior Norte e Centro e localmente onde ocorra persistência de nevoeiro, onde serão ligeiramente mais baixos.

No dia 2 de Janeiro está prevista uma pequena descida dos valores da temperatura máxima nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e precipitação a norte do referido sistema que poderá já ter início no fim do dia 1. Ainda assim, deverão verificar-se valores da temperatura máxima entre 18 e 20°C no Alentejo e no Algarve e no restante do território deverão variar entre 15 e 18°C, com os valores mais baixos previstos para o extremo norte.

Na noite de passagem de ano, prevê-se uma situação de tempo estável, com ausência de precipitação, com nebulosidade alta e temperatura a variar aproximadamente entre 8 e 14°C no litoral e entre 2 e 8°C nas regiões do interior, em especial na região de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Beira Alta.

Com a informação disponível ao dia de hoje, dia 30 de Dezembro, prevê-se a aproximação de uma superfície frontal fria de fraca actividade às regiões do litoral Norte e Centro, entre o fim do dia 1 e o dia 3, com ocorrência de precipitação embora com valores acumulados pouco significativos (valores inferiores a 5mm/24h, em média). O vento irá predominar do quadrante sul, soprando temporariamente moderado a forte nas terras altas do Norte e Centro e pontualmente no litoral a norte do cabo Carvoeiro.
A agitação marítima deverá manter-se inferior a 3 metros de altura significativa, com uma componente de oeste/sudoeste, prevendo-se um aumento temporário a norte do Cabo Mondego, entre o fim de dia 31 e o fim de dia 1, para valores próximos de 4 metros.

ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES – Nos dias 30 e 31 de Dezembro, o estado do tempo no Arquipélago dos Açores será influenciado por uma vasta região depressionária centrada no Atlântico Norte. Este período, caracterizar-se-á pela ocorrência de precipitação e vento a soprar do quadrante oeste, por vezes forte com rajadas que poderão atingir os 90 a 100 km/h em especial nos Grupos Central e Oriental.
No dia 1 de Janeiro, é esperada uma melhoria gradual do estado do tempo em todo o Arquipélago, devido a uma situação de pós-frontal, com o céu a apresentar-se com abertas embora possam ainda ocorrer alguns aguaceiros.

A agitação marítima será do quadrante oeste, entre 3 a 5 metros de altura significativa, sendo de 5 a 6 metros para o Grupo Oriental.

ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA – O estado do tempo no arquipélago da Madeira para o período compreendido entre os dias 31 de Dezembro de 2021 e 2 de Janeiro de 2022 será caracterizado pela ausência de precipitação e temperatura acima da média para a época do ano. Estas condições meteorológicas são determinadas pela interacção de um anticiclone localizado sobre a Península Ibérica e uma região depressionária centrada na região do Atlântico norte que originam o transporte de uma massa de ar relativamente quente sobre o arquipélago. Assim, a temperatura máxima deverá variar entre 21 e 24°C no Porto Santo e no Funchal, respectivamente, e a temperatura mínima entre 17 e 18°C, respectivamente.
O vento soprará fraco a moderado do quadrante sul (até 30 km/h), temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira. O vento deverá intensificar significativamente no dia 31, com rajadas que poderão atingir 95 km/h e 60 km/h, nas terras altas e nos extremos leste e oeste, respectivamente, embora a partir do fim da tarde esteja previsto um enfraquecimento.
A agitação marítima deverá manter-se entre 2 a 3 metros de altura significativa com uma componente de noroeste na costa norte e de oeste/sudoeste na costa sul.

* * * * * * * *

Fonte: IPMA

Sem comentários: