quarta-feira, 23 de março de 2022

8527. IPMA: Crise Sísmica São Jorge

Desde as 17h do dia 19 de Março que foi detectado um aumento significativo da frequência da actividade sísmica na ilha de São Jorge, nos Açores, situação que se mantém até este momento.

Foram registados mais de 1300 sismos nesta zona do arquipélago, com epicentros distribuídos numa direcção próxima do alinhamento da ilha, entre Velas e o Pico da Esperança. As magnitudes variam entre 1.2 e 3.6, tendo o maior sismo ocorrido nas primeiras horas da crise sísmica. De acordo com as características dos sismos registados e a localização geográfica das populações, é expectável que mais de 100 sismos possam ter sido sentidos, sendo que até ao momento a intensidade máxima observada foi de IV (Mercalli modificada, 1956)

A origem desta sismicidade pode estar relacionada com a ascensão de magma num dique magmático, fenómeno esse que provoca fragmentação das rochas em profundidade o que se traduz em libertação de energia elástica sob a forma de sismos. O IPMA está a acompanhar a situação disponibilizando toda a informação para o sistema de protecção civil.

Caso tenha testemunhado um sismo agradecemos o reporte através do preenchimento do "questionário macrossísmico" disponível no link abaixo. O preenchimento deste questionário é fundamental para permitir ao IPMA cartografar a extensão dos efeitos dos sismos sentidos.

LINK: QuestionárioMacrossísmico

 

Sem comentários: