quarta-feira, 1 de junho de 2022

8596. Um declínio global no monóxido de carbono


Por mais de duas décadas, o satélite Terra da NASA mediu as concentrações atmosféricas de monóxido de carbono (CO) . A boa notícia é que os níveis médios do poluente tóxico do ar caíram cerca de 15% desde 2000. No entanto, a taxa de declínio diminuiu, caindo de cerca de 1% ao ano na parte anterior do registro para cerca de 0,5% ao ano. nos anos posteriores.

“Vimos os níveis de monóxido de carbono caírem porque as tecnologias de queima mais limpa são muito mais comuns agora nos Estados Unidos, Europa Ocidental e Leste da China devido a padrões de qualidade do ar mais rigorosos”, explicou Rebecca Buchholz , cientista atmosférica do Centro Nacional dos EUA. para Pesquisa Atmosférica (NCAR). “Também vimos uma redução nos incêndios e na área queimada nos trópicos.” Os resultados da pesquisa foram publicados em Sensoriamento Remoto do Meio Ambiente .

Decifrar as razões para o declínio dos níveis de monóxido de carbono foi complicado para Buchholz e colegas porque existem várias fontes do poluente. A queima de qualquer tipo de combustível à base de carbono – incluindo carvão, gasolina, petróleo, gás natural e madeira – pode emitir CO. Como resultado, muitas tecnologias comuns (motores de combustão, altos-fornos e lareiras) são todas fontes potenciais de isto. Incêndios ao ar livre – tanto incêndios florestais quanto incêndios agrícolas – também são as principais fontes do poluente. Finalmente, existem as fontes naturais, como as emissões de certas plantas que reagem com a atmosfera para produzir o gás. Vulcões e matéria orgânica em decomposição em rios e oceanos também são fontes menores.

O monóxido de carbono também é um gás de vida longa, muitas vezes persistindo na atmosfera por cerca de dois meses. Isso significa que ele tem muito tempo para se espalhar e se misturar no ar, o que torna mais difícil para os cientistas atmosféricos identificar as fontes do gás e entender quais fatores estão contribuindo para seu declínio.

No entanto, as tendências gerais são claras. As figuras nesta página ajudam a ilustrar como as concentrações de monóxido de carbono variaram durante as últimas duas décadas. A imagem acima destaca a variação sazonal e geográfica no monóxido de carbono atmosférico medida pela Medição de Poluição na Troposfera  (MOPITT) entre 2000 e 2019. Os picos sazonais na primavera em ambos os hemisférios são impulsionados por mudanças na disponibilidade de luz solar e hidroxila radical(OH), uma molécula “detergente” que remove o monóxido de carbono da atmosfera convertendo-o em dióxido de carbono. A redução da luz no inverno reduz a quantidade de hidroxila no ar, o que permite que os níveis de monóxido de carbono aumentem no inverno e no início da primavera. Durante todo o ano, os níveis de monóxido de carbono são mais altos no Hemisfério Norte, onde há mais massas de terra, pessoas e incêndios do que no Hemisfério Sul. (As lacunas em branco no gráfico superior são períodos de tempo em que não havia dados disponíveis.)

Observe como o pico sazonal no Hemisfério Norte fica cada vez menor no final do registro, um sinal de céus mais limpos e níveis decrescentes do poluente. Alguns anos atípicos se destacam. Em 2002-2003 , a atividade extrema de incêndios no oeste e sudeste da Rússia aumentou drasticamente os níveis de monóxido de carbono no Hemisfério Norte. Da mesma forma, uma seca causada pelo El-Niño produziu uma temporada recorde de incêndios na Indonésia em 2015 .


A segunda imagem mostra as tendências residuais - onde as concentrações de monóxido de carbono estão diminuindo mais rápido (laranja) ou mais lento (azul) do que a média global desde 2002. cerca de 1% ao ano”, explicou Helen Worden , investigadora principal do MOPITT nos EUA. “Isso se deve em grande parte a uma mudança de pessoas queimando carvão em suas casas para usar gás natural ou eletricidade proveniente de usinas de energia que produzem outros poluentes, mas não muito monóxido de carbono”.

Na Índia, o crescimento econômico e populacional ocorreu sem uma mudança generalizada para tecnologias mais limpas, limitando assim o progresso na poluição por CO. Na África Central, uma combinação de urbanização e queimadas generalizadas para colheitas e outras razões podem ter limitado a taxa de redução, explicou Worden. Em contraste com a África Central, o Sudeste Asiático Marítimo também registrou declínios, provavelmente devido a uma tendência de menor queima de biomassa nas florestas.

A queima de biomassa também diminuiu na América do Sul e provavelmente contribuiu para o declínio do monóxido de carbono lá. “No entanto, o desmatamento e os incêndios estão aumentando novamente no Brasil após uma queda anterior no início dos anos 2000”, disse Worden. “É possível que comecemos a ver a recuperação do monóxido de carbono nessa região quando atualizarmos a análise para incluir dados mais recentes.”

As mudanças no oceano são provavelmente o resultado de processos que ocorrem na terra antes que o monóxido de carbono fosse transportado pelos oceanos pelo vento. “Os oceanos são uma fonte menor em comparação com outras fontes naturais e antropogênicas”, disse Worden. 

Imagens do Observatório da Terra da NASA por Joshua Stevens , usando dados cortesia de Buchholz, R., et al. (2021) . História de Adam Voiland .

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Tradução automática do Google

Fonte (texto e imagens): earth observatory


Sem comentários: