terça-feira, 12 de julho de 2022

8650. Estas 14 dicas vão ajudá-lo a manter-se fresco em casa sem usar ar condicionado

Numa altura em que Portugal enfrenta uma onda de calor, com temperaturas que se agravam a partir de hoje e podem chegar aos 47 graus em alguns locais, deve conhecer novas formas de se sentir confortável sem usar o ar condicionado.

A transpiração é o sistema de arrefecimento natural do corpo, mas quando isso não é suficiente, há um risco aumentado de desenvolver hipertermia relacionada com calor.

Assim, pode manter-se fresco utilizando alguns produtos básicos e sabendo como pode fazer a manutenção da sua casa para controlar as temperaturas. Estas 14 dicas compiladas pela ‘CNN Internacional’ vão ajudá-lo:

1.Mantenha-se hidratado

Quando está quente hidratar-se é o primeiro e mais importante passo para se refrescar, segundo Wendell Porter, professor emérito de engenharia agrícola e biológica da Universidade da Flórida, citado pela estação.

2.Tome um duche de água fria

Tomar um banho frio ajuda a resfriar o seu corpo, diminuindo a sua temperatura central, acrescentou Porter.

3.Use panos frios no pescoço e pulsos

Coloque um pano frio ou sacos de gelo (embalagens) nos pulsos ou à volta do pescoço para arrefecer o seu corpo. Estes pontos são áreas onde os vasos sanguíneos estão próximos da pele, ajudando a arrefecer rapidamente.

4.Use ventoinhas

Coloque as ventoinhas viradas para fora das janelas dos quartos em que se encontra, para soprar o ar quente e substituí-lo por ar frio. Abrir as janelas em ambos os lados da casa à noite também pode facilitar um sistema de ventilação de fluxo cruzado.

5.Feche as cortinas ou persianas

Se tiver janelas viradas para a direcção do sol de manhã à tarde, feche as cortinas ou persianas sobre elas para “impedir que o sol entre directamente na casa e aqueça o interior”, recomenda Porter. Também pode colocar cortinas blackout para isolar a sala e reduzir os aumentos de temperatura que ocorreriam durante o dia.

6.Durma em lençóis respiráveis

O algodão é um dos materiais mais respiráveis, então lençóis ou cobertores de algodão podem ajudar a mantê-lo fresco durante a noite. Quanto menor a contagem de fios do algodão, mais respirável é, porque contagens de fios mais altas têm mais tecelagem por polegada quadrada.

7.Durma na cave

Se não conseguir dormir a noite toda porque está com muito calor, tente dormir em algum local além do seu quarto, se for uma opção. O calor aumenta, portanto, se você tiver um nível mais baixo, como uma cave em sua casa, configure uma área de dormir temporária, que vai registar temperaturas mais baixas à noite.

8.Não arrefeça nem congele cobertores ou roupas

Alguns conselhos para se refrescar sem ar condicionado, podem passar por refrigerar ou congelar meias, cobertores ou roupas molhadas e depois colocá-las para usar enquanto você dorme. Mas isso não é uma boa ideia, alertou Porter.

Por causa da “quantidade de energia que podem absorver do seu corpo naquela noite, estarão aquecidos numa questão de minutos”, acrescentou. “E assim teria coisas húmidas que moldariam o seu colchão”.

9.Feche as portas das salas não utilizadas

Se ninguém estiver a usar uma sala que não tenha aberturas, feche a porta dessa área para manter o ar frio confinado apenas às áreas ocupadas da casa.

10.Use o exaustor

Accione o interruptor do exaustor da sua cozinha para puxar o ar quente que sobe depois de cozinhar, ou na sua casa de banho para extrair o vapor após o banho.

11.Instale lâmpadas energeticamente eficientes

As lâmpadas incandescentes geram uma temperatura mais alta do que as lâmpadas LED. Para fazer a troca, observe as vendas de lâmpadas energeticamente eficientes e, em seguida, substitua lentamente as lâmpadas em sua casa.

12.Cozinhe de manhã, com um fogão lento ou ao ar livre

O calor do forno pode espalhar-se por toda a sua casa. Mantenha o calor centralizado numa área, como um fogão lento. Ou cozinhe ao ar livre numa grelha para manter o calor do lado de fora.

13.Desfrute de doces congelados

Comer um gelado ou sorvete para arrefecer pode ajudar por momentos. Mas não exagere no açúcar se estiver superaquecido ou com risco de superaquecimento. “O açúcar aumenta o seu metabolismo e pode começar a sentir-se internamente quente”, disse Porter.

14.Procure as ofertas da sua localidade

Se já tentou de tudo e ainda não consegue vencer o calor em casa, pode procurar online por programas locais que ofereçam aparelhos de ar condicionado sem dutos.

Simone Oliveira

* * * * * * * * * * *

Fonte: MultiNews


Sem comentários: