quarta-feira, 13 de julho de 2022

8652. O ponto de situação dos fogos que lavram de Norte a Sul de Portugal Continental

No briefing desta manhã, o comandante Nacional de Emergência e Protecção Civil, André Fernandes, deu conta de que foram retiradas 669 pessoas das suas casas. Além disso, desde 7 a 12 de Julho, foram registados 121 feridos, dois dos quais graves – um bombeiro que partiu o pulso e um civil que sofreu queimaduras.

Os principais incêndios activos estão a mobilizar 1314 operacionais, 394 meios terrestres e 17 meios aéreos. O exército tem mais de 130 militares no terreno a apoiar o combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, assim como em acções de vigilância e detecção.

Leiria – O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Vale da Pia, no concelho de Pombal, distrito de Leiria, é o fogo que mais preocupa os bombeiros, segundo o comandante Paulo Santos, da Protecção Civil. No local, às 10:30h, encontravam-se mais de 400 bombeiros, acompanhados de 112 viaturas.

Também no distrito de Leiria, o incêndio na Caranguejeira tinha obrigado ao corte da Autoestrada 1 (A1) em ambos sentidos, entre Pombal e Fátima, assim como ao encerramento do Itinerário Complementar (IC) 2, em Leiria, e do IC8, entre Pombal e Ansião. Na manhã desta quarta-feira, as ligações já tinham sido retomadas, mas o incêndio ainda preocupa: estão no local dois meios aéreos, mais de 340 bombeiros e 104 viaturas.

À Agência Lusa, o vereador da Protecção Civil da Câmara de Leiria, Luís Lopes, disse esta quarta-feira que a perspectiva para o combate aos incêndios que deflagraram no concelho na terça-feira é de evolução favorável, mas admitiu preocupação com o calor e vento. “A perspectiva é de evolução favorável (…). O ponto de situação é muito mais favorável do que ontem [terça-feira], sendo certo que nos preocupam as condições meteorológicas que vamos ter hoje”, afirmou.

Faro – O incêndio em mato e pinhal que começou em Gambelas, na freguesia de Montenegro, perto da Universidade do Algarve, alastrou-se até Almancil, no concelho de Loulé, aproximando-se de uma zona habitacional, disse à Lusa fonte da Protecção Civil. “O incêndio que deflagrou às 23h30 de terça-feira alastrou entretanto a Almancil, no concelho de Loulé, estando perto da Quinta do Lago. Temos duas frentes activas, uma a norte/noroeste, que está a ceder aos meios, e outra no flanco esquerdo, a evoluir, mas com projecções para locais inacessíveis”, disse à Lusa Alexandre Vicente, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

O incêndio deflagrou perto do recinto onde deveria decorrer a Concentração Internacional de Motos de Faro, que entretanto passou para um “espaço urbanizado”. No local estão 280 bombeiros, com 101 viaturas, a auxiliar os três meios aéreos. O presidente da câmara municipal de Loulé, Vítor Aleixo, revela que o incêndio “inspira preocupação”. O vento forte está a dificultar o combate às chamas e várias casas tiveram de ser evacuadas por precaução. “Há uma coordenação de meios entre a GNR, os corpos de bombeiros que neste momento estão em grande número no terreno e trabalhar com meios aéreos. Estão a fazer tudo aquilo que é possível para salvaguardar os bens mas sobretudo as vidas humanas”, afirma Vítor Aleixo

Peneda Gerês – O presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, à Agência Lusa, manifestou-se hoje “muito preocupado” com o incêndio que lavra no Parque Nacional da Peneda Gerês em direcção a várias freguesias do concelho. O fogo, que deflagrou às 23h39 de terça-feira no lugar de Cidadelhe, Lindoso, no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), em Ponte da Barca, “não está controlado” e, pelas 10h55, afirmou Augusto Marinho, as chamas dirigiam-se “para as freguesias de Parada do Monte, São Miguel, Entre-Ambos-os-Rios”. De acordo com informação disponível na página da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, às 11h06, o fogo estava a ser combatido por 82 operacionais, apoiados por 22 viaturas e dois meios aéreos.

Aveiro – Um corpo de uma mulher foi encontrado carbonizado pelos bombeiros quando combatiam um incêndio num terreno agrícola na freguesia da Lagoinha, na Murtosa. José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), adiantou à Lusa que o corpo foi encontrado pelos Bombeiros da Murtosa, às 20h44, quando combatiam um incêndio num terreno agrícola, que à meia noite já estava resolvido. “Não são conhecidas as circunstâncias da morte, estando a investigação a cargo da Polícia Judiciária”, disse José Miranda.

* * * * * * * *

Fonte: Visão


Sem comentários: