domingo, 17 de julho de 2022

8668. Incêndios neste domingo colocaram mais de dois mil operacionais no terreno

Às 20 horas de Domingo, mais de dois mil operacionais combatiam 14 incêndios activos em Portugal continental, 11 em resolução e 41 em conclusão segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC). De acordo com informação da ANEPC estavam no terreno a combater os incêndios activos 2155 operacionais, apoiados por 625 viaturas e 21 meios aéreos.

A marcar o dia de domingo esteve um incêndio que deflagrou de manhã na localidade de Mafómedes, no concelho de Baião, no distrito do Porto, e que depois da hora de almoço voltou a estar activo com duas frentes, segundo disse à Lusa o comandante dos bombeiros locais.

Segundo Alexandre Pinto, comandante dos bombeiros voluntários de Baião, o incêndio volto a estar “activo, com duas frentes”, uma em direcção a Sedielos, no concelho do Peso da Régua (Vila Real), e outro até “à linha de cumeada da Senhora da Serra do Marão”, em Baião. Pelas 15h36, no terreno estavam 74 operacionais e 22 meios terrestres.

“Está a lavrar numa zona inacessível, não há meios aéreos porque nós não pretendemos meios aéreos, no sentido em que não é possível consolidar o trabalho dos meios aéreos com meios terrestres, porque é impossível lá chegar”, explicou Alexandre Pinto. O incêndio chegou a contar com um meio aéreo, segundo o site da Protecção Civil.

O comandante dos bombeiros de Baião disse ainda que o incêndio que deflagrou esta manhã em Mafómedes “é uma parte do incêndio de sexta-feira que começou no Alto dos Padrões”, no mesmo concelho.

A meio da tarde, um incêndio na freguesia de Carnide, em Pombal, cortou a auto-estrada A1 ao quilómetro 145 nos dois sentidos. Estavam às 14 horas no local 148 operacionais, 40 veículos e seis meios aéreos. A circulação apenas foi retomada por volta das 17h30, quando o incêndio entrou em fase de resolução.

Porém, o incêndio mais preocupante ocorreu no Fundão. O fogo deflagrou ao início da tarde na freguesia de Fatela e às 19 horas estavam no teatro de operações 330 bombeiros, 97 viaturas e cinco meios aéreos. “Estamos perante duas frentes de vários quilómetros. Uma que entrou na freguesia de Pêro Viseu e, neste momento, ainda ameaça casas à volta do núcleo urbano de Pêro Viseu e de uma [aldeia] anexa chamada Vales de Pêro Viseu, sendo que essa frente já ultrapassou os limites do concelho do Fundão e entrou no concelho da Covilhã”, adiantava o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes.

Sónia Trigueirão

* * * * * * * * * *

Fonte: PÚBLICO

Sem comentários: