As superfícies frontais associadas à depressão Efrain, centrada no Atlântico Norte em 45°N 30°W às 12UTC do dia 12 de Dezembro, com uma pressão de 968 hPa e em deslocamento para leste, estão a afectar o estado do tempo em Portugal Continental, prevendo-se que ocorra um agravamento das condições meteorológicas desde o final da tarde de dia 12 de Dezembro até ao final da manhã do dia 13 de Dezembro.
Assim, espera-se a ocorrência de precipitação forte, por vezes acompanhada de trovoada, principalmente nas regiões Centro e Sul, com valores acumulados até 60 mm em 6 horas e que poderão ser de 80 mm em 12 horas. O vento irá soprar moderado a forte, por vezes forte no litoral e nas terras altas, acompanhado de rajadas que poderão ir até 100 km/h, com a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.
A agitação marítima também vai caracterizar o estado do tempo nas próximas horas, com ondas de sudoeste com altura significativa até 5 metros.
O IPMA colocou já vários distritos do país em aviso laranja, podendo este ser estendido a outros distritos ou mesmo agravado nas próximas horas. Deve notar-se que, a acontecer, em alguns dos distritos poderão coexistir avisos laranja de diversos parâmetros, tornando a situação potencialmente mais gravosa pelo seu efeito cumulativo, recomendando-se o acompanhamento da situação através da consulta de:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/
Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar:
http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/
* * * * * * * *
Fonte: IPMA
Sem comentários:
Enviar um comentário