quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

8858. Mau tempo. Linha do tempo (2ª parte de 3)

por Inês Moreira Santos, Mariana Ribeiro Soares - RTP 

(Terça-feira, 13 Dezembro de 2022) 

17h00 - PM admite recorrer a Fundo da UE para catástrofes caso se verifiquem requisitos

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu hoje que Portugal poderá accionar o Fundo de Solidariedade da União Europeia depois de apurados os montantes dos danos sofridos com o mau tempo dos últimos dias e se estiverem verificados os pressupostos necessários. No parlamento, e respondendo a vários deputados no debate preparatório do Conselho Europeu de quinta-feira a propósito das condições meteorológicas extremas que têm afectado o país e do eventual accionamento da ajuda europeia, António Costa afirmou "claro que sim" desde que se verifiquem os requisitos necessários, como Portugal já fez noutras ocasiões. "Portugal accionou (o Fundo) sempre que se verificaram os requisitos para o fazer. O primeiro é conhecer os montantes dos danos e isso está já a ser feito", respondeu o primeiro-ministro.

"É preciso apurar os montantes dos danos, e para isso a ministra da Presidência já reuniu com as autoridades locais das zonas mais afectadas" e depois verificar quais os mecanismos nacionais de apoio e quais os apoios que podem ser pedidos a Bruxelas, declarou o governante. O Fundo de Solidariedade permite à União Europeia (UE) apoiar financeiramente um Estado-Membro, um país que participe em negociações de adesão ou uma região, em caso de catástrofes naturais de grandes dimensões.

(agência Lusa)

16h48 - Jogo do Sporting e Marítimo realizado sem adeptos devido ao mau tempo

Em comunicado, a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD anunciou que o jogo marcado para esta terça-feira à noite, “por razões de segurança, será realizado sem adeptos nas bancadas”. O clube alega que a decisão foi tomada, em articulação com a Protecção Civil, tendo em “consideração as condições meteorológicas na cidade de Lisboa e em linha com as várias recomendações das mais variadas autoridades durante o dia de hoje”. “Em prol da segurança dos espectadores, de assegurar a melhor experiência e condições do espectáculo desportivo e de contribuir para a mais célere normalização da situação, a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, a Liga Portugal e o CS Marítimo consideram ser esta a melhor decisão”, lê-se no documento enviado à comunicação social, acrescentando que “irá ressarcir o valor do jogo aos seus Sócios e adeptos e que informará nos próximos dias qual será a forma de o fazer”.

16h45 - IPMA baixa para amarelo aviso de Lisboa e Setúbal 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) baixou os avisos para Lisboa e Setúbal de laranja para amarelo. Anteriormente, todos os distritos estavam em alerta laranja, com excepção de Bragança.

16h40 - Alcabideche. Protecção Civil com trabalhos de reabilitação e reposição da normalidade

O director da Protecção Civil do município de Cascais está agora a realizar trabalhos reabilitação e reposição da normalidade.

16h27 - Dezenas de pessoas desalojadas em Campo Maior

Em Campo Maior, dezenas de pessoas estão desalojadas devido ao mau tempo. Os moradores queixam-se das casas inundadas e dos elevados prejuízos.

16h13 - Azinhaga. Residentes de habitações obstruídas já conseguem sair de casa

Na Azinhaga, continuam os trabalhos de limpeza mas as pessoas que estavam impedidas de sair de casa já o podem fazer. O chefe de operações do regimento de sapadores de bombeiros de Lisboa teme um novo deslizamento de terras.

15h53 - Alcântara. Autoridades preocupadas com eventual agravamento do mau tempo

O presidente da Junta de Freguesia de Alcântara mostra-se preocupado com um eventual agravamento do mau tempo. Várias pessoas tiveram de ser resgatadas nesta região. Um dos responsáveis da unidade local da Protecção Civil queixa-se de os alertas chegarem muito em cima da hora e de não conseguirem prevenir.

15h46 - Mau tempo. Situação de Loures "é muito instável"

A situação em Frielas, no concelho de Loures, "é muito instável", principalmente por ser uma zona ribeirinha.

15h37 - Lisboa mantinha às 14h15 túneis e várias estradas encerrados ao trânsito

Os túneis do Campo Pequeno, Campo Grande, Avenida João XXI e Avenida de Berlim, em Lisboa, encontravam-se hoje, pelas 14:15, encerrados ao trânsito, assim como a Radical de Benfica e vários locais em Alcântara, informou a câmara municipal.

Num comunicado enviado às redacções pelas 14:50, a Câmara Municipal de Lisboa fez uma actualização das estradas fechadas na cidade às 14:15, hora em que se encontravam encerradas a Avenida Infante D. Henrique junto ao Túnel Batista Russo, a Avenida de Santo Contestável, a Avenida 24 de Julho e a Avenida da Índia. A essa mesma hora, também permaneciam fechadas artérias em Alcântara (vários locais), a Estrada de Chelas (desde a rotunda do Santo Contestável até ao largo Marquês de Niza em Xabregas) e a Rua de Cima de Chelas. Continuavam, às 14:15, encerrados os túneis do Campo Pequeno, Campo Grande (dois), Avenida João XXI e Avenida de Berlim, indicou a Câmara de Lisboa.

(agência Lusa)

15h25 - Universidades em Lisboa mantêm-se abertas, algumas suspenderam aulas presenciais

Algumas instituições de ensino superior da zona de Lisboa suspenderam as actividades presenciais devido ao mau tempo, mas há universidades que vão manter-se abertas e a funcionar, permitindo que algumas aulas decorram 'online'. O gabinete de imprensa da Universidade de Lisboa (UL) confirmou à Lusa que as faculdades estão abertas, mas "a funcionar com a indicação de maior tolerância, nomeadamente com aulas 'online' para quem não o pode fazer presencialmente".

A Faculdade de Direito da UL foi mais longe e decretou, num despacho da directora, o adiamento das avaliações marcadas para hoje e a suspensão das actividades lectivas presenciais, que serão substituídas por aulas 'online'. Também os trabalhadores não docentes foram dispensados do trabalho presencial. O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da UL tomou uma decisão semelhante, tendo comunicado, através das redes sociais, a suspensão das aulas presenciais.

O ISCTE-IUL optou por permitir que os trabalhadores impossibilitados de se deslocarem à instituição, devido aos constrangimentos causados pela chuva, trabalhem a partir de casa, mas as actividades lectivas mantêm-se. Em resposta à Lusa, a instituição refere que, "até ao momento (início da tarde), não foi dada tolerância aos alunos e docentes para realizarem/acompanharem as aulas e avaliações 'online'". Da Universidade Nova de Lisboa, o director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, numa comunicação interna, admitiu o recurso às aulas 'online' "se necessário" e decretou que "as faltas decorrentes desta situação devem considerar-se justificadas". Na NOVA SBE, faculdade de economia, decorre a época de exames, mas foi permitido que os alunos escolhessem realizar os exames hoje ou adiar, tendo sido recomendado teletrabalho aos colaboradores. As aulas 'online' foram igualmente a opção do Instituto Politécnico de Lisboa, que adiantou que "cada uma das oito escolas, em função da sua localização na cidade de Lisboa, está a encontrar a resposta mais adequada, tendo em conta as actividades previstas para esta dia".

Há, por outro lado, faculdades que, até ao momento, não comunicaram qualquer decisão.

(agência Lusa)

15h10 - Estradas cortadas em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa actualizou, pelas 14h15, a lista de estradas e acessos cortados ou condicionados em Lisboa: túneis Campo Pequeno, do Campo Grande, da Avenida João XXI e da Avenida de Berlim.

Também está condicionado o radial de Benfica, a Avenida do Infante D. Henrique junto ao túnel Batista Russo, Alcântara, Avenida de Santo Contestável, Avenida 24 de Julho, Avenida da Índia e ainda a Estrada de Chelas (desde a rotunda do Santo Contestável até ao largo Marquês de Niza em Xabregas) e a rua de Cima de Chelas.

15h05 - Estrada colapsada em Monforte

15h02 - Autarca de Avis confirma "situação muito complicada" devido ao mau tempo

O presidente da Câmara Municipal de Avis confirmou à RTP que a "situação está muito complicada", estando submerso um dos acessos à Estrada Nacional. A chuva intensa começou durante a madrugada e "caiu com grande intensidade", deixando muitos constrangimentos e habitações inundadas.

14h47 - Autoridades do Seixal receiam que nível da água continua a aumentar

Na Amora, no concelho do Seixal, ficaram desalojadas 17 pessoas devido às inundações provocadas pela chuva intensa desta madrugada. A precipitação voltou e as autoridades receiam que o nível da água continue a subir.

14h32 - Redes sociais mostram dimensão das cheias

O mau tempo apanhou a maioria dos lisboetas ainda a dormir. Algés é das zonas mais afectadas. Os vídeos amadores mostram bem o que foram as primeiras horas do dia.

14h27 - Concelho de Cascais "com muitos estragos"

A forte chuva que caiu durante a madrugada e manhã no distrito de Lisboa fez "muitos estragos" no concelho de Cascais, estando a ser feita uma ronda pelo território para levantamento dos pontos mais críticos, indicou a autarquia. Uma publicação da Câmara de Cascais na rede social Facebook dava indicação que "a intensa pluviosidade que ocorreu esta noite e madrugada fez muitos estragos" e que "as equipas do Serviço Municipal de Protecção Civil não têm mãos a medir e estão a actuar em diversos pontos críticos".

14h20 - Mau tempo corta abastecimento de água em vários lugares da Marinha Grande

Vários lugares da Marinha Grande, no distrito de Leiria, estão hoje sem água devido ao mau tempo registado nos últimos dias, anunciou a Câmara. "Na sequência do mau tempo dos últimos dias, a Câmara Municipal informa que o abastecimento de água em alguns lugares da Marinha Grande, nomeadamente nas zonas de Picassinos e Comeira, está a ser afectado", referiu a autarquia numa publicação na rede social Facebook. O furo de captação localizado na Rua António Maria da Silva, em Picassinos, é o principal para o abastecimento de água naquelas zonas, mas, nos últimos dias, constatou-se que a sua coluna de revestimento "apresenta sinais de rotura interior, que está a originar água turva nestas zonas".

(Agência Lusa)

14h08 - Algumas estradas reabertas em Lisboa mas persistem várias com cortes

A circulação automóvel já foi restabelecida em várias estradas da região de Lisboa, mas no distrito de Portalegre muitas continuam cortadas e na ferrovia há vários constrangimentos também, segundo o último ponto de situação da Infraestruturas de Portugal (IP). Segundo a IP -- que gere parte das redes, fornecendo, portanto, um retracto parcial da realidade --, no distrito de Lisboa foi restabelecida a circulação do IP7, no sentido Norte-Sul, no acesso à Ponte 25 de Abril e no acesso da A8 para Loures.

Foi também restabelecida a circulação na N115-2 em Machiel e Ermejeira (Torres Vedras); na N9 em Ponte de Rol e Torres Vedras; na Calçada de Carriche e Odivelas; no acesso do IC19 para Rio de Mouro (Sintra); na N6 (Auto da Boa Viagem); no IC16 para a CRIL-Pontinha (Odivelas); e no acesso IC19 para a Buraca (Amadora).

Continuam cortadas a N8 (Odivelas-Loures); a N250, na zona de Frielas; a N115, Rotunda das Oliveiras e das Lebres e foi cortado o acesso do IC19 para a EN117 (Amadora), no sentido Lisboa-Sintra. No distrito de Portalegre, a IP indicou que a circulação está interdita na Ponte de Fronteira ao quilómetro 41,050 e que a circulação está cortada na EN244, em Avis, em ambos os sentidos, ao quilómetro 104; a EN246, em Arronches, em ambos os sentidos entre os quilómetros 53 e 59,5; a EN246, em Elvas, em ambos os sentidos ao quilómetro 18 e o IP2, em Monforte, também em ambos os sentidos, ao quilómetro 203,1. Segundo a IP, no distrito de Évora, há corte na EN2, em Mora, em ambos os sentidos entre os quilómetros 469 e 471, e na EN251, em ambos os sentidos entre Couço e Mora. No distrito de Santarém, há corte da circulação em ambos os sentidos na EN365, entre Vale Figueira e Pombalinho, ao quilómetro 53,450 e 61,2; na EN119, em Coruche, em ambos os sentidos entre os quilómetros 43 e 55 e na EN118, em ambos os sentidos, entre p Tramagal e Santa Margarida.

No que respeita à rede ferroviária, na Linha do Norte mantém-se interdita a circulação numa das vias, tendo sido restabelecida a circulação nas restantes três vias, entre Sacavém, Bobadela Sul e Alverca. Na Linha de Sintra mantém-se suspensa a circulação na via ascendente e foi restabelecida a circulação na via descendente, entre Benfica e Campolide, com limitação de velocidade. No pequeno troço designado por Concordância de Xabregas, foi suspensa a circulação entre a bifurcação de Chelas e Santa Apolónia. Quanto à Linha de Cascais, foi restabelecida a circulação, através de uma via, entre Cais do Sodré e Oeiras; na Linha do Sul foi restabelecida a circulação numa das vias entre Pragal e Corroios, com limitação de velocidade e a Linha do Leste está suspensa entre Portalegre e Elvas.

(agência Lusa)

13h58 - Presidente da câmara de Campo Maior fala em "catástrofe"

Em Campo Maior, o mau tempo não provocou feridos, mas há elevados estragos materiais. Durante a manhã, a água chegou a tapar a entrada nas habitações. Em declarações à RTP, o autarca fala numa "catástrofe" no centro da localidade. Vinte habitações sofreram muitos danos.

13h50 - Moedas diz que há "reforço constante" de meios em Lisboa para responder ao mau tempo

O presidente da Câmara de Lisboa disse hoje que tem havido um "reforço constante" das equipas que estão a responder às ocorrências do mau tempo e sublinhou que há situações que não podem ser evitadas, pelas características da cidade. Em declarações aos jornalistas em Alcântara, uma das zonas mais afectadas na semana passada e hoje pelas fortes chuvas registadas no distrito de Lisboa, Carlos Moedas afirmou que durante a noite houve mais de 300 ocorrências, sem registo de vítimas, apesar dos "muitos danos materiais". Apenas uma pessoa se "sentiu mal, com hipotermia", mas "o caso está resolvido", afirmou o autarca social-democrata, perto das 12:00, sem ter ainda um número total de pessoas deslocadas das suas casas. Todos estes cidadãos estão, segundo o presidente da autarquia, a ser acompanhadas pela Protecção Civil municipal e pelas juntas de freguesia e "não vão ficar sem tecto".

Questionado sobre o trabalho de prevenção, tendo em conta também que há menos de uma semana - entre os dias 07 e 08 - a cidade foi afectada por muitas inundações, como na madrugada de hoje, Carlos Moedas indicou que os serviços estão "na capacidade total de ajuda". "Nós estamos totalmente em reforço desde ontem à noite, com os bombeiros à saída dos túneis, a Polícia Municipal, os trabalhadores das juntas... Esse reforço é constante", disse, sublinhando que estas inundações serão cada vez mais frequentes, no contexto das alterações climáticas. "Vamos ter eventos [meteorológicos significativos] cada vez mais próximos, por isso é tão importante fazer mudanças estruturais", acrescentou.

(agência Lusa)

Sem comentários: