sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

8873. Previsão do estado do tempo para a passagem de ano

 

Estado do tempo para o continente no período de fim de ano – O estado do tempo para o território continental no período compreendido entre 30 de Dezembro e 1 de Janeiro será caracterizado pela aproximação e passagem de ondulações frontais, que culmina com a passagem uma superfície frontal fria de actividade moderada a forte no dia 1 de Janeiro, associada a uma depressão centrada a oeste das ilhas Britânicas.

Para o fim-de-semana da passagem de ano, prevê-se um agravamento das condições meteorológicas, no que respeita à precipitação e ao vento no Minho e Douro Litoral, a partir da tarde de dia 31, estendendo-se ao restante território ao longo do dia 1, assim como um aumento da agitação marítima na costa ocidental.

Prevê-se chuva persistente e por vezes forte no Minho e Douro Litoral a partir do final do dia 31, coincidindo com a Passagem de Ano, precipitação que se estenderá às restantes regiões Norte e Centro durante a madrugada de dia 1. Na região Sul, a precipitação será essencialmente a partir do fim da manhã. Ao longo da tarde, a chuva passará a regime de aguaceiros, de norte para sul, que serão de neve acima de 1500 metros, e que serão fracos e pouco prováveis no fim do dia 1.

Adicionalmente, prevê-se a intensificação do vento, em especial no litoral oeste e nas terras altas a partir de dia 31, e em particular na aproximação e passagem da referida superfície frontal fria (final de dia 31 e madrugada e manhã de dia 1). Assim, no referido período, o vento será do quadrante sul, forte no litoral oeste, especialmente a norte do Cabo da Roca e nas terras altas das regiões Norte e Centro, com rajadas até 85 km/h e até 90 km/h, respectivamente.

As temperaturas irão manter-se amenas, com a temperatura máxima a variar aproximadamente entre 14 e 19°C, sendo ligeiramente inferior no nordeste transmontano e na Beira Alta, e a mínima a variar entre 7 e 14°C.

A agitação marítima deverá aumentar no litoral oeste ao longo do dia 31 a norte do Cabo Carvoeiro e durante o dia 1 a sul do referido Cabo, com 4 a 4,5 metros de altura significativa, com uma componente de sudoeste.

Estado do tempo para o Arquipélago dos Açores no período de fim de ano – Nos dias 31 de Dezembro e 01 de Janeiro, a circulação de uma região depressionária centrada a nordeste do Arquipélago dos Açores, transporta uma massa de ar fria e instável que irá condicionar o estado do tempo em todas as ilhas. Sendo assim, deverão ocorrer aguaceiros em todo o Arquipélago, podendo ser de granizo nos Grupos Ocidental e Central no sábado (dia 31). No fim do primeiro dia do ano (domingo), espera-se que, devido à aproximação de um novo sistema frontal ocorra períodos de chuva nas ilhas Flores e Corvo.

O vento soprará do quadrante oeste fresco a muito fresco com rajadas entre 60 e 70 km/h, tornando-se bonançoso a moderado no dia 01 nos Grupos Central e Oriental.

Quanto à ondulação, esperam-se para o dia 31, ondas de noroeste entre 3 e 5 metros em toda a região dos Açores e uma diminuição da altura significativa para 2 a 3 metros no dia 1 de Janeiro.

Relativamente à temperatura do ar, prevê-se que seja um fim de ano com temperaturas relativamente baixas, com as mínimas a rondar os 8 ou 9°C e as máximas entre os 14 e 15°C, sendo esperado um aumento das temperaturas a partir do dia 01 de Janeiro.

Estado do tempo para o arquipélago da Madeira no período de fim de ano – O estado do tempo para o arquipélago da Madeira no período compreendido entre 30 de Dezembro e 1 de Janeiro, será caracterizado pela ocorrência de precipitação, devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, associada a uma depressão centrada a oeste das ilhas Britânicas.

A partir da tarde de dia 30, prevê-se ocorrência de precipitação que aumentará de intensidade e de frequência na noite de 31 de Dezembro para 01 de Janeiro. Na altura da Passagem de Ano, a probabilidade de ocorrência de precipitação fraca é da ordem de 80%, em especial nas vertentes sul da ilha da Madeira e nas regiões montanhosas. A precipitação deverá ser por vezes forte entre a madrugada e o meio da manhã de dia 1 de Janeiro (Aviso Amarelo de Precipitação já emitido).

O vento será fraco a moderado do quadrante sul e soprará por vezes forte entre o fim do dia 31 e o fim da manhã de dia 1, com rajadas até 75 km/h nas terras altas.

As temperaturas irão manter-se amenas até ao dia 1, com a temperatura máxima a variar aproximadamente entre 20 e 23°C, sendo entre 12 e 15°C nas terras altas. A temperatura mínima deverá variar entre 15 e 18°C nas regiões costeiras, sendo entre 6 e 11°C nas terras altas.

A agitação marítima deverá manter-se inferior a 3 metros de altura significativa, com uma componente de oeste/noroeste.

* * * * * * * *

Fonte: IPMA

Sem comentários: