quinta-feira, 14 de novembro de 2024

IPMA: Agravamento do estado do tempo em Portugal continental

Devido a uma depressão fria centrada a norte da Madeira, ocorreu uma mudança do estado do tempo em Portugal continental, estando reunidas condições para a ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, com queda ocasional de granizo, em particular nas regiões Centro e Sul, até à manhã de dia 17, domingo. Prevê-se que o impacto mais significativo seja no Baixo Alentejo e Algarve, Setúbal e Lisboa, zonas estas onde podem ocorrer também fenómenos extremos de vento.

Em situações de instabilidade existe uma variabilidade na distribuição espacial e temporal da precipitação, determinada em última análise por factores de escala local, não previstos pelos modelos numéricos. Neste sentido, a vigilância efectuada com base em dados de radares e satélites meteorológicos e de detectores de descargas eléctricas é fundamental. Continuam a ser expectáveis, nas regiões Centro e Sul, valores de precipitação da ordem de 10 a 20 mm acumulados numa hora, existindo também a probabilidade, em menor grau, de localmente os valores de precipitação superarem 20 mm.

Entre 14 e 17 de Novembro, não se pode descartar a possibilidade de um mesmo local ser atingido por precipitação forte em diferentes momentos.

Devido a esta situação, o IPMA já emitiu avisos meteorológicos de nível AMARELO e LARANJA para os próximos dias em alguns distritos das regiões acima mencionadas. Face à incerteza existente estes avisos poderão ser estendidos a outros distritos e, se necessário, elevar o nível do aviso, pelo que se recomenda o acompanhamento da situação.

* * * * * * * *

Fonte: IPMA


Sem comentários: