Portugal Continental – GAROE é o nome atribuído pelo IPMA (Delegação Regional dos Açores) a uma depressão que deverá estar centrada em 44°N 32°W às 12:00UTC do dia 19 de Janeiro. Esta depressão tem um sistema frontal associado, que deverá começar a afectar o estado do tempo em Portugal continental no dia 20 de Janeiro.
Prevê-se a ocorrência de precipitação, por vezes forte a partir da manhã do dia 20, situação que se deverá manter até dia 22. Prevê-se ainda vento do quadrante sul que irá aumentar gradualmente de intensidade, em especial no litoral e terras altas onde as rajadas poderão atingir 70/80 km/h nos dias 21 e 22.
Salienta-se igualmente o aumento gradual da agitação marítima, com ondas de sudoeste que poderão atingir 5 metros de altura significativa nos dias 21 e 22.
Esta situação meteorológica será também caracterizada pela subida generalizada de temperatura, em especial da mínima, contrastando com os valores baixos registados nos últimos dias.
Por este motivo foram já emitidos avisos para precipitação e serão emitidos futuramente avisos para agitação marítima. Recomenda-se o acompanhamento desta situação meteorológica e a actualização das previsões e avisos.
Arquipélago dos Açores – A depressão GAROE, com um sistema frontal associado, nomeada ontem (17/01/2025) pelo IPMA - Delegação Regional dos Açores, encontrar-se-á, às 21 UTC de sábado (18 de Janeiro), centrada a 43.43º N 39.42º W, ou seja, a cerca de 790 km a noroeste do Grupo Ocidental, com uma pressão no seu centro de 993 hPa.
Prevê-se que a depressão GAROE provoque precipitação em todo o Arquipélago, que poderá ser por vezes FORTE. Prevê-se o aumento da intensidade do vento, a soprar de sudoeste rodando gradualmente para norte, com rajadas até 110 km/h no Grupo Ocidental e 100 km/h nos Grupos Central e Oriental.
Em relação à agitação marítima, são esperadas ondas de oeste passando a norte, que poderão atingir os 7 a 9 m de altura significativa no Grupo Ocidental, os 7 a 8 metros de altura significativa no Grupo Central, e os 5 a 7 metros de altura significativa no Grupo Oriental.
A influência desta depressão Garoe deverá começar a sentir-se a partir do início da noite do dia 18 de Dezembro (sábado).
Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).
Arquipélago da Madeira – GAROE é o nome atribuído pelo IPMA (Delegação Regional dos Açores) a uma depressão que deverá estar centrada em 44°N 32°W às 12:00UTC do dia 19 de Janeiro. Esta depressão tem um sistema frontal associado, que deverá começar a afectar o estado do tempo no arquipélago da Madeira no dia 20 de Janeiro.
Prevê-se a ocorrência de precipitação por vezes forte nos dias 20 e 21. Prevê-se ainda vento de sudoeste que irá aumentar gradualmente de intensidade com rajadas que poderão atingir 100 km/h nas terras altas da ilha da Madeira no dia 21.
Salienta-se igualmente o aumento gradual da agitação marítima, com ondas de noroeste que poderão atingir 6 metros de altura significativa na costa norte e ondas de sudoeste até 4,5 metros na parte oeste da costa sul da ilha da Madeira no dia 22.
Por este motivo foram já emitidos avisos para precipitação, rajada e agitação marítima, e recomenda-se o acompanhamento desta situação meteorológica e a actualização das previsões e avisos.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA
Sem comentários:
Enviar um comentário