segunda-feira, 7 de abril de 2025

Estremoz (Frente de Rajada): 06.04.2025

























Na tarde de ontem, domingo, 6 de Abril de 2025,uma frente de rajada cruzou a cidade de Estremoz, no sentido oeste/sudoeste para leste/nordeste; esta frente passou pela cidade por volta das 16h30 e foi responsável por um período de forte precipitação em forma de chuva forte, acompanhada por intensa trovoada dispersa, com duração aproximada de uma hora. Segundo a estação meteorológica não oficial do portal MeteoAlentejo, entre as 16h09 e as 17h09 terá ocorrido uma precipitação acumulada de 40,6 milímetros aproximadamente, o que daria para alerta vermelho de aviso meteorológico (o distrito de Évora encontrava-se então em alerta laranja).

Segundo o IPMA, uma Frente de Rajada constitui uma zona de separação entre ar proveniente de níveis elevados de uma célula convectiva, transportado por movimentos verticais descendentes organizados e ar das vizinhanças da mesma, à superfície; o ar após a frente é bastante mais frio do que o pré-existente e o vento tende a soprar em regime de rajada.
A situação de ontem é típica de ocorrer em Estremoz na época primaveril (ocorre praticamente todos os anos),e dá-se quase sempre com correntes carregados de humidade procedentes de oeste, a que quase sempre estão associadas nuvens de grande desenvolvimento vertical e que provocam períodos de chuva muito fortes que podem durar até uma hora, acompanhados frequentemente por trovoadas frequentes e dispersas, acompanhadas por rajadas intensas de vento. A frequência deste fenómeno pode estar associada à localização da cidade de Estremoz num anticlinal e relativamente próximo da Serra d`Ossa, que alimenta o desenvolvimento de nebulosidade convectiva.
Estes fenómenos meteorológicos causam elevados estragos, uma vez que são responsáveis por elevados danos, provocando frequentemente inundações urbanas e transbordo frequente de cursos de água com caudais de pouco encaixe.

 

Sem comentários: