Uma bola de fogo de grande luminosidade cruzou os céus de Portugal ao final da tarde de domingo, 2 de Novembro, sendo observada em vários pontos do país e de Espanha. O fenómeno, identificado como um bólide, foi registado pelo projecto SMART, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, que monitoriza meteoros e outros corpos celestes na Península Ibérica. Segundo o mesmo projecto, o bólide entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de cerca de 81 mil quilómetros por hora. A rocha, proveniente de um cometa, gerou uma luminosidade superior à da lua cheia, sendo visível por alguns segundos em toda a Península.
O fenómeno teve início a uma altitude de cerca de 97 quilómetros sobre a Lousã, no distrito de Castelo Branco, e moveu-se em direcção a noroeste até se extinguir a aproximadamente 43 quilómetros de altitude, sobre Amiosinho, no concelho de Coimbra. A passagem da bola de fogo foi observada em diversas localidades portuguesas, incluindo Aveiro, Mangualde, Marinha Grande e Vinhais. Imagens e vídeos do momento foram amplamente partilhados nas redes sociais por páginas dedicadas à meteorologia, como a Luso Meteo e a Meteo Trás-os-Montes.
Também a Rede de Investigação em Bólides e Meteoritos de Espanha confirmou o avistamento de um «enorme bólide» sobre as regiões de Cáceres e Zamora, além de Castelo Branco, divulgando registos captados por várias câmaras de vigilância astronómica. De acordo com os especialistas, a ocorrência deste tipo de fenómeno não é invulgar. A Terra recebe anualmente várias toneladas de materiais extraterrestres, entre rochas e poeiras, que se desintegram ao entrar na atmosfera.
Um meteoróide é a designação de um corpo rochoso enquanto navega no espaço. Quando entra na atmosfera terrestre e produz um rasto luminoso, passa a ser designado meteoro. Caso parte do objecto atinja a superfície terrestre, o material remanescente é denominado meteorito. Um bólide distingue-se por ser um meteoro de brilho excepcionalmente intenso, perceptível a grandes distâncias.
* * * * * * * *
Fonte: SAPO
Sem comentários:
Enviar um comentário