CLAUDIA é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico de Espanha) a uma depressão, com expressão em altitude, que se prevê que às 00 UTC de dia 12 de Novembro esteja centrada aproximadamente em 50°N e 20°W, com uma pressão atmosférica no centro de 977 hPa, inserida numa vasta região depressionária complexa sobre o Atlântico Norte e que se prevê ficar quase estacionária até ao fim de semana.
O arquipélago da Madeira irá sentir os efeitos da referida depressão com a passagem de uma ondulação frontal a partir do final da tarde de dia 11, com impacto significativo entre a madrugada de dia 12 e o final da manhã de dia 13.
Assim, prevê-se ocorrência de precipitação persistente e por vezes forte, em especial no dia 12 e até início da manhã de dia 13, por vezes acompanhada de trovoada, em particular na vertente sul e nas regiões montanhosas da ilha da Madeira.
O vento soprará até 40 km/h do quadrante sul, por vezes com rajadas até 75 km/h, e até 50 km/h nas terras altas da ilha da Madeira, com rajadas até 95 km/h, nos dias 12 e 13.
Adicionalmente, as ondas são de noroeste e irão aumentar para 3 a 4,5 metros de altura significativa a partir do dia 13.
Devido a esta situação foram já emitidos avisos meteorológicos de precipitação, agitação marítima e rajada, aconselhando-se o acompanhamento das actualizações dos mesmos.
* ** * * * * *
Fonte: IPMA
Sem comentários:
Enviar um comentário