quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

IPMA: Depressão EMÍLIA (Madeira)

EMILIA é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico Espanhol) a uma depressão que às 12UTC de dia 12 de Dezembro se prevê centrada a nordeste do arquipélago da Madeira, aproximadamente em 37°N e 10°W, com uma pressão atmosférica estimada no centro de 1008hPa, e em deslocamento para sul/sudoeste.

No arquipélago da Madeira, a influência da referida depressão irá resultar num aumento da intensidade do vento, do quadrante norte, que irá soprar forte a muito forte, em especial nas terras altas, onde as rajadas irão atingir valores da ordem dos 130 km/h, e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, com rajadas até 110 km/h, bem como na ilha de Porto Santo, com rajadas entre 80 e 100 km/h. Por este motivo foram emitidos avisos LARANJA de rajada, com o período mais gravoso entre o final da manhã de sexta-feira dia 12 e o final da tarde de sábado, dia 13.

A agitação marítima também irá aumentar de forma significativa, com ondas de norte entre 6 a 7,5 metros, podendo atingir alturas máximas da ordem dos 14 metros. Por este motivo foi emitido aviso VERMELHO na costa norte da ilha da Madeira e Porto Santo, com o período mais gravoso entre o final da tarde de dia 12 e o final da tarde de dia 13. A costa sul da ilha da Madeira estará mais abrigada da ondulação, mas na parte mais oeste poderão ocorrer ondas entre 4 a 6 metros de altura significativa, tendo sido emitido aviso LARANJA.

A precipitação irá ser temporariamente forte à passagem de uma superfície frontal durante a noite de dia 12 para dia 13, passando a regime de aguaceiros, que serão mais frequentes e intensos na costa norte da ilha da Madeira e terras altas, podendo ser por vezes de granizo e acompanhados de trovoada. Após a passagem da frente fria, a temperatura deverá sofrer uma descida, em especial nas terras altas, podendo os aguaceiros ocorrer sob a forma de neve acima dos 1500 metros de altitude entre a manhã de dia 12 e a manhã de dia 13, estando aviso AMARELO de neve emitido nesse período por acumulações da ordem dos 10 cm nos pontos mais altos.

* * * * * * * *

Fonte: IPMA

 

Sem comentários: