Os aeroportos de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram de cancelar esta quarta-feira (7) centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à forte queda de neve e vento. É o agravamento das condições que se têm vindo a sentir em várias partes da Europa nos primeiros dias de 2026.
Nos Países Baixos, pelo menos 800 voos foram cancelados no aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, um dos maiores da Europa. Entre partidas e chegadas, foram canceladas pelo menos sete ligações, três delas em Lisboa e quatro no Porto.
Na Bélgica, o temporal de neve obrigou ao cancelamento de 40 voos no aeroporto internacional de Bruxelas, entre os quais ligações com Portugal.
Também os aeroportos de Paris estão com constrangimentos devido ao mau tempo, tendo sido já registados cerca de uma centena de cancelamentos, incluindo nos aeroportos portugueses.
Países Baixos, Bélgica ou França com fortes constrangimentos nos transportes públicos – O tráfego ferroviário também está severamente afectado nos Países Baixos, estando a empresa ferroviária nacional holandesa, NS, a aconselhar os viajantes cujas viagens não sejam absolutamente necessárias a adiarem os seus percursos.
De acordo com uma análise de dados da agência de notícias neerlandesa ANP, já nevou durante mais tempo este ano em De Bilt (onde são realizados estudos meteorológicos) do que nos quatro anos anteriores juntos. A neve está a cair naquela região desde o dia 2 de Janeiro, elevando para seis o número total de dias com neve em 2026. Há vários anos que não se viam nevões assim nos Países Baixos, de acordo com a imprensa local. Há registos de escolas fechadas e alguns serviços parados no país.
Já em França, o Météo France colocou 38 distritos do país em alerta de vigilância máxima para a neve e gelo durante parte da noite e todo o dia de quarta-feira. O ministro “aconselhou fortemente” a que as pessoas evitem qualquer deslocação por estrada na quarta-feira na região de Paris, devido às abundantes quedas de neve previstas. A neve e gelo causaram pelo menos cinco mortes nas estradas francesas. Esta terça-feira, pelo menos três pessoas morreram em dois acidentes, duas delas numa colisão que envolveu dois autocarros e vários veículos na autoestrada A63, que envolveu dois autocarros com matrícula portuguesa. Na ferrovia, tal como nas estradas, as principais dificuldades persistem no oeste do país, segundo o Ministério dos Transportes.
Reino Unido pintado de branco – No Reino Unido, o termómetro caiu até -12,5°C em Marham (Norfolk, leste de Inglaterra) na noite passada. Mais de 300 escolas estiveram fechadas na hoje na Escócia, segundo a BBC. Os transportes continuam com perturbações em alguns locais, nomeadamente o transporte ferroviário na Escócia. Contudo, a situação está a melhorar nos aeroportos face a segunda-feira.
Até em Madrid nevou – Em plenas festas dos Reis, Espanha registou neve nas regiões altas, mas não só: a capital, Madrid, registou temperaturas abaixo de zero e amanheceu com um ligeiro manto de neve esta terça-feira, algo que não é comum acontecer na capital espanhola — de acordo com a imprensa local, a última neve terá caído em 2020, durante a depressão Filomena. Com as temperaturas mínimas em negativos esta quarta-feira, a agência meteorológica estatal Aemet prevê mais neve para as próximas horas.
Em Portugal, a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é, para já, de neve apenas nas zonas de maior altitude. Está prevista a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir da tarde de quinta-feira, previsão que se estende a sexta-feira. O estado do tempo em Portugal continental vai ser influenciado na quinta e na sexta-feira pela passagem da depressão Goretti, prevendo-se precipitação e vento forte no resto do país. Na Guarda, nevou na madrugada desta quarta-feira, informou a autarquia através das redes sociais.
Bósnia, Sérvia ou Albânia também registam nevões ou chuvas fortes – Em Sarajevo, onde caíram quase 40 centímetros de neve durante o fim-de-semana, uma mulher faleceu no hospital, após ter sido atingida por uma árvore que desabou na segunda-feira, segundo a polícia. Na região da cidade de Mostar, no sul da Bósnia, fortes chuvas provocaram o transbordo de vários rios.
Na Sérvia, dezenas de vilas ficaram sem electricidade devido a quedas de neve, segundo a cadeia pública RTS, e as autoridades declararam estado de emergência nalgumas zonas do oeste.
Chuvas torrenciais também atingiram a Albânia, onde as pessoas foram retiradas de dezenas de lares, assim como no Kosovo e em Montenegro.
Na Hungria, os transportes estão a ser afectados com as quedas de neve e o governo anunciou a criação de uma célula operacional face às condições meteorológicas extremas.
* * * * * * * * * *
Fonte: Expresso

Sem comentários:
Enviar um comentário