quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

80. Alterações do estado do tempo (5/JANEIRO)


Carta Sinóptica de Superfície (05/Jan/2006, 12h00)
Fonte: OWS
A situação sinóptica na Península Ibérica está, hoje, condicionada por dois anticiclones centrados, respectivamente, no Norte da Europa e no Oceano Atlântico, a Noroeste da Península Ibérica. Entre estas duas regiões com altas pressões com estabilidade associada em altura, espera-se a entrada, pelo Noroeste da Península Ibérica, de uma depressão pouco profunda, derivada de uma potente área de baixas pressões localizada mais a Norte, em pleno Oceano Atlântico.
Ainda que a depressão não seja, em princípio, demasiado profunda, a mesma tem tendência para se ir reforçando ao longo do dia de hoje e de amanhã; nos níveis altos da troposfera, a depressão será reforçada pela presença de ar frio e instável que abrangerá a maior parte da Península Ibérica.
A depressão irá fazendo a sua trajectória para Sul, afectando sobretudo, ao longo do dia de amanhã, a parte mais ocidental da Península Ibérica. Assim, a nebulosidade associada à depressão começará a afectar o Noroeste do território de Portugal Continental a partir de hoje, dando origem a precipitações que se vão progredindo para o interior e para sul.
Amanhã, Sexta-feira, as precipitações alcançarão também as regiões do sul do Continente.

Sem comentários: