quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

117. Curta instabilidade

Carta Sinóptica prevista para amanhã, Sexta-feira

As condições meteorológicas sobre a Península Ibérica continuarão hoje sendo em general de estabilidade anticiclónica. As altas pressões continuam a afectar a Península Ibérica, estendendo-se desde o Atlântico até Europa ocidental e central e sobre grande parte do Mediterrâneo.
Não obstante, a partir de hoje vai iniciar-se uma mudança nas condições meteorológicas sobre o território peninsular com a chegada de uma nova depressão. Assim, ao longo da segunda metade do dia, espera-se que uma depressão atlântica em superfície, à qual se encontra associado ar frio em altitude, se vá aproximando de Portugal Continental, até situar-se durante a próxima noite sobre o extremo Sudoeste da Península Ibérica. Durante esta tarde, uma massa nebulosa associada à depressão começará a afectar o terço Ocidental peninsular contribuindo, às últimas horas do dia, para a possibilidade de alguma precipitação em Portugal Continental, particularmente junto ao litoral ocidental, estendendo-se progressivamente às regiões do interior.
É previsível que durante a próxima noite e sobretudo amanhã, Sexta-feira, a depressão, e o ar frio e instável que lhe está associado em altitude, continuem a deslocar-se para Este até afectar sobretudo toda a metade Sul peninsular com precipitações.
A partir do final do dia de amanhã cessa a ocorrência de precipitações no Continente, pelo que em princípio parece que teremos novamente condições de estabilidade anticiclónica, pelo menos até mediados da próxima semana.

Sem comentários: