sexta-feira, 26 de maio de 2006

202. Sexta-feira, dia 26 de Maio - Situação Sinóptica

Carta Sinóptica de Superfície - 26 de Maio de 2006
Fonte:
Met Office
* * *
A situação sinóptica está determinada pelo Anticiclone dos Açores que abarca, sob o seu raio de acção, toda a Península Ibérica até alcançar o Mediterrâneo Ocidental, com valores de pressão atmosférica entre os 1020 e os 1025 milibares ou mais altos, e pela presença de um pequeno núcleo de ar frio em altitude, isolado, sobre o Norte de África, que determina o estabelecimento de um fluxo de ventos de Leste, sobretudo nas regiões do Sul da Península.
Assim, o céu apresenta-se pouco nublado ou limpo nas regiões do Norte e do Centro de Portugal Continental, existindo a possibilidade de aparecer alguma nebulosidade do tipo médio ou alto nas regiões do Sul.
A tendência nas próximas horas será para que o núcleo de ar frio em altitude se desloque para Oeste, o que irá favorecer uma subida da temperatura do ar em Portugal Continental.
A partir de Domingo, devido às elevadas temperaturas que se deverão registar-se, prevê-se a formação também de uma depressão de origem térmica no interior Sul da Península Ibérica, o que favorecerá o aparecimento de nebulosidade de desenvolvimento vertical que, por sua vez, poderá dar origem à ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersas.

Sem comentários: