quarta-feira, 31 de maio de 2006

205. Noções de Meteorologia – O vento (I)


* * *
Definição
*
O vento é a variável que nos indica o estado de movimento do ar. Em meteorologia estuda-se o vento como ar em movimento, tanto horizontal como verticalmente.
Os movimentos verticais do ar caracterizam os fenómenos atmosféricos locais, como a formação de nuvens que estão na origem de ocorrência de trovoadas. O vento é provocado por diferenças de temperatura provocadas por desiguais aquecimentos das diversas zonas da Terra e da atmosfera. As massas de ar mais quentes tendem a subir e, em seu lugar, é ocupado então por ar circundante, mais frio e, portanto, mais denso.
Designa-se propriamente por “vento” a corrente de ar que se desloca em sentido horizontal, reservando-se a designação de “corrente de convecção” para os movimentos de ar que ocorrem verticalmente. A direcção do vento depende da distribuição e evolução dos centros isobáricos; desloca-se dos centros de altas pressões (anticiclones) para os centros de baixas pressões (depressões) e a sua força será maior quanto maior for a diferença de pressão. No seu movimento, o vento vai alterando-se devido a diversos factores, tais como o relevo e a aceleração de Coriolis.
À superfície, o vento está definido por dois parâmetros: a direcção, num plano horizontal, e a velocidade.

Sem comentários: