* * *
A designada força de Coriolis influência todos os fenómenos de traslação que ocorrem à superfície da Terra. Devido ao movimento de rotação, origina-se uma força que, no Hemisfério Norte, desvia para leste todas as partículas que se deslocam de sul para norte, e para oeste as partículas que se deslocam de norte para sul. Assim, a força de Coriolis desvia para a direita os movimentos das massas de ar e de água. No Hemisfério Sul ocorre o efeito inverso: o desvio realiza-se para a esquerda.
A rotação terrestre origina, então, a denominada força de Coriolis, que se produz de forma perpendicular à direcção do movimento. No Hemisfério Norte, o ar procedente dos anticiclones é desviado para a direita, girando em sentido no sentido dos ponteiros do relógio. Nos centros de baixas pressões, o vento gira no sentido contrário dos ponteiros do relógio.
No Hemisfério Sul ocorre o efeito contrário, o que explica que o vento das baixas pressões e dos anticiclones gire em sentido inverso.
Este efeito é a base da denominada Lei de Buys-Ballot, que enuncia que um observador, que se coloque com a cara voltada para o lado de onde provem o vento, terá sempre, no Hemisfério Norte, as baixas pressões à sua direita e as altas pressões à sua esquerda.
* * *
Fonte dos esquemas:
Arctic Climatology and Meteorology
Os Historiadores do Mar
Sem comentários:
Enviar um comentário