O avião russo Beriev que avariou quinta-feira quando abastecia na barragem da Aguieira vai estar parado "alguns dias" para reparação, disse à agência Lusa fonte do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC). A avaria surgiu três dias depois do Beriev BE-200 ter sido apresentado pelo ministro da Administração Interna, António Costa, como um aparelho em estud o para eventual aquisição pelo Estado Português para o combate aos grandes incên dios florestais.
O Beriev, com capacidade para levar 12 mil litros de água, vai estar em treinos em Portugal até ao final de Agosto. O tenente-coronel Joaquim Leitão, do SNBPC, explicou à Lusa que o avião teve quinta-feira, cerca das 14:50, uma avaria no motor esquerdo, quando levant ava voo.
De acordo com a mesma fonte, o avião regressou à base aérea de Monte Re al, onde a avaria está hoje a ser avaliada.
A reparação ficará a cargo da empresa detentora do avião e as peças nec essárias para reparar a avaria terão de vir da Rússia, pelo que a solução do pro blema deverá demorar "alguns dias", explicou o tenente-coronel Joaquim Leitão. Ainda segundo a mesma fonte, está a ser feita uma investigação que anal isará em que circunstâncias se deu a avaria.
Questionado sobre se a avaria teria a ver com eventuais limitações da barragem, o tenente-coronel adiantou que antes dos treinos de "scooping" [abastecimento de água] é feito o reconhecimento do local, pelo que a operação só avança quando há condições.
Fonte: Agência LUSA 2006-07-07 13:00:28
Sem comentários:
Enviar um comentário