sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

1435. Massa de ar frio e seco na origem das temperaturas baixas

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
Sábado, 15 de Dezembro (00h00)
Fonte: Met Office
* * *
As temperaturas frias durante a noite vão manter-se até segunda-feira, devido a uma massa de ar frio e seco que está a atingir a Península Ibérica, informou o Instituto de Meteorologia (IM), que considera a situação «normal». «Para já não há nenhuma situação de onda de frio», disse à Lusa uma meteorologista do IM.
A mesma fonte acrescentou que as temperaturas estão «baixas» durante a noite, devido à formação de geada, mas «amenas» durante o dia. As temperaturas mínimas deverão continuar baixas pelo menos até segunda-feira, sendo que para terça-feira se espera «uma mudança da massa de ar» com possibilidade de aumento das temperaturas. Bragança deverá ser sábado a cidade com temperatura mínima mais baixa, com sete graus negativos.
O tempo frio deve-se à influência do anticiclone, situado no norte da Europa ocidental que está a fazer deslocar ar frio e seco em direcção à península. De acordo com a meteorologista contactada pela Lusa, o tempo frio é «normal» para a época, atendendo à proximidade do Inverno, na próxima sexta-feira.
* * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: