terça-feira, 15 de julho de 2008

1894. CALOR: Aviso Amarelo para Portugal continental

O calor está para ficar em Portugal continental e daí que o Instituto de Meteorologia tenha colocado sob aviso Amarelo 12 distritos devido às temperaturas elevadas que deverão chegar aos 35 graus nas regiões de Coimbra, Évora e Beja.
Com as temperaturas a subirem até aos 35 graus em distritos como Coimbra, Évora e Beja, o Instituto de Meteorologia avançou para uma situação de aviso Amarelo para um total de 12 distritos em Portugal continental devido às temperaturas elevadas que se esperam para o dia de hoje. O aviso Amarelo é o segundo de uma escala que vai até quatro e está em vigor até às 02.00 horas de quinta-feira nos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora e Setúbal esperando-se que as temperaturas cheguem aos 30 graus no Porto, 34 em Lisboa e 27 em Faro.
Face a estas temperaturas elevadas nunca é demais recordar os conselhos da Autoridade Nacional de Protecção Civil como a ingestão de líquidos, mesmo nos casos que não se sinta sede, utilização de roupas leves, claras e largas, inibição de consumo de álcool e recurso a banho com água tépida no caso de o corpo estar muito quente.
E quando se fala de calor fala-se de risco de incêndio que é no dia de hoje de risco “Máximo” em vários concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Bragança, Portalegre, Santarém e Castelo Branco, enquanto o território restante do interior norte e centro apresenta uma classe de incêndio do tipo "Muito Elevado". Recorde-se que a classe do risco de incêndio apresenta cinco níveis e varia entre o "Reduzido" e o "Máximo".
Uma atenção especial ainda para a radiação ultravioleta (UV) prevista para hoje que é de "Muito Alto" em todo o território continental pelo que se aconselha que entre as 12 e as 16 horas se utilize óculos de Sol, chapéu, protectores solares, t-shirt e desaconselha-se a exposição solar às crianças.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (Texto e imagem): RTP

Sem comentários: