quinta-feira, 18 de setembro de 2008

1992. Clima preocupa turismo

A resposta do turismo ao desafio das mudanças climáticas é o tema das comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo. As praias poderão não ser viáveis.
Os destinos turísticos com a praia na sua oferta poderão perder a sua viabilidade, face às mudanças climáticas que já se fazem sentir. O aumento da temperatura em Portugal foi de 1,2 a 1,5 graus Celsius nos últimos 20 anos, indicando que haverá cada vez mais verões quentes e a presença de altas temperaturas e das ondas de calor será dez vezes mais frequentes até 2050.
Outra das consequências será a subida do nível das águas do mar, devido ao degelo e outras calamidades naturais, que será uma ameaça para a ocupação humana na orla costeira. A indústria turística e do lazer é um dos grandes contribuidores para estas alterações climáticas, pelo uso dos transportes e recurso a sistemas energéticos de frio e calor, que são responsáveis por uma percentagem de até seis por cento das emissões de carbono, as responsáveis pelo efeito estufa.
O Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Organização Mundial do Turismo e Organização Meteorológica Mundial, alertam para o crescimento contínuo do sector, que poderá 1,5 mil milhões de viagens em 2020 e ter como consequência um aumento de 150 por cento das emissões nos próximos 30 anos.
Dados que justificam a preocupação dos operadores, mas também dos consumidores e que os primeiros pretendem discutir a 27 de Setembro no Perú local escolhido para as comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: