sábado, 4 de outubro de 2008

2024. Noções de Meteorologia: O prognóstico meteorológico (III)

Previsões segundo as normais climatológicas
==================================
A utilização das normais climatológicas também é um método simples de realizar um prognóstico meteorológico. Este método incorpora a utilização de dados estatísticos das variáveis atmosféricas, acumulados ao longo de muitos anos.
Por exemplo, caso se pretenda prever o estado do tempo num dado local para um determinada semana do ano, poder-se-á recorrer aos dados estatísticos dessa semana do ano, recolhidos ao longo de muitos anos e que se designam por normais climatológicas.
Este método apresenta alguma fiabilidade quando os padrões climatológicos registados sejam muito similares para as datas seleccionadas; porém, se ao longo dos anos se tem registado anomalias ao nível das normais climatológicas, o método torna-se muito fiável.
* * *
Previsões segundo o método analógico
=============================
Este método é algo complicado porque supõe comparar o cenário do prognóstico actual com o cenário de um prognóstico semelhante que tenha ocorrido anteriormente (uma situação análoga); O prognosticador poderá prever que o estado do tempo de uma data situação irá ser muito similar ao que já tenha ocorrido na situação análoga.
Por exemplo, se observarmos que hoje é um dia quente e uma frente fria se encontra em aproximação, e o facto de recordarmos que na semana passada sucedeu o mesmo, tendo dado origem à ocorrência de trovoadas que se desenvolveram pela tarde, o prognosticador irá, portanto, prever que a frente fria que hoje se aproxima dará também origem a trovoadas na parte da tarde.

Sem comentários: