A Comissão Europeia anunciou hoje que dois aviões italianos de combate a incêndios chegarão ao início da tarde a Ovar, depois de Portugal ter solicitado, na terça-feira, assistência através do Mecanismo Europeu de Protecção Civil. O executivo comunitário precisou que, devido à actual situação crítica de incêndios florestais, que deverá continuar nos próximos dias, Portugal solicitou na terça-feira à tarde "meios aéreos pesados", designadamente dois aviões "water bomber", tendo surgido imediatamente ofertas de três Estados-membros: França, Grécia e Itália.
De acordo com Bruxelas, Portugal aceitou a oferta da Itália, "e os dois aviões", que ficarão baseados na base aérea de Ovar, "deverão chegar ao local e estar operacionais ao início da tarde de hoje". A Comissão lembra que a Espanha também já assistiu Portugal no combate aos incêndios florestais nos últimos dias, nas regiões de Viseu e Braga.
De acordo com os mais recentes dados da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), às 10h00 estavam activos 15 incêndios em Portugal Continental, sendo Vila Real, Aveiro, Viana do Castelo, Porto, Guarda, Viseu e Braga os distritos mais afectados.
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje vários concelhos de 11 distritos de Portugal continental sob aviso de risco máximo de incêndio, com as regiões do norte e centro a serem as mais afectadas. O aviso de risco máximo está activo em concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Faro.
O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo", com o seu cálculo a ser feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) mantém em alerta laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) todo o território de Portugal continental até sexta-feira. De acordo com a informação disponibilizada pelo site da ANPC foram registados, na terça-feira, 459 incêndios florestais, os quais foram combatidos por 7291 bombeiros, apoiados por 2013 veículos.
As previsões do IM para hoje são de continuação de tempo quente com céu geralmente limpo, ainda que se apresente temporariamente nublado na região sul. O IM prevê para hoje uma ligeira descida das temperaturas máximas, com 25 graus Célsius para Ponta Delgada, 26 para o Funchal, 32 para Faro, 35 para Lisboa e 36 para o Porto. O vento soprará fraco (inferior a 15 quilómetros por hora), soprando moderado (entre 15 a 30 quilómetros por hora) do quadrante leste no Algarve e, durante a tarde, de noroeste no litoral oeste.
Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas de noroeste deverão oscilar entre o meio metro e 1,5 metro, com a água do mar a registar 16 a 18 de temperatura. Na costa sul, as ondas de sueste terão um a dois metros e a temperatura da água será de 21.
* * * * * * * *
Fonte: SIC
Sem comentários:
Enviar um comentário