sábado, 7 de agosto de 2010

3081. PORTUGAL CONTINENTAL: Mais de quarenta fogos activos

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registava 43 incêndios activos às 20:45 de hoje, destacando 16 incêndios de maior dimensão no Norte e Centro do país, que mobilizavam mais de 1000 bombeiros. Segundo a ANPC, os fogos mais preocupantes continuam a ser os que ardem nos concelhos de São Pedro do Sul (Viseu) e Pombal (Leiria).
Com três frentes activas, o incêndio que começou ao início da tarde no concelho de Pombal está a ser combatido por 267 bombeiros, 72 viaturas e dois helicópteros. No fogo de São Pedro do Sul, que já lavra há mais de 24 horas, estão empenhados 219 bombeiros, 64 viaturas e dois helicópteros, tendo já sido reforçados com dois aviões Canadair de Espanha e equipas de bombeiros dos distritos de Leiria e Coimbra.
No distrito de Viseu estão activos mais três incêndios. A Protecção Civil regista ainda fogos nos distritos de Vila Real, Braga, Viana do Castelo e Porto.
Segundo a ANPC, 388 incêndios já deflagraram desde as 00:00 de hoje e na sexta-feira registaram-se 433 fogos.
* * * * * * * *
Fonte: SIC

2 comentários:

joão faria disse...

Uma autentica vergonha o que se passa na generalidade em Portugal no que respeita ao combate aos fogos, e especificamente neste incêndio de São Pedro do Sul.

A floresta Portuguesa desaparece a um ritmo maior que a floresta amazónica, por culpa destes (des)governantes que não dotam este pais de uma frota de aviões pesados em numero suficiente para impedir que os fogos atinjam a dimensão dantesca deste fogo de São Pedro do Sul.

É anedótico que Portugal, um pais mediterrânico e onde o risco de incêndio é mais elevado na Europa, segundo o EFFIS (European Forest Fire Information Sistem), ter apenas 2 canadair’s Cl-215, vejam aqui no site deste organismo Portugal como o campeão da área ardida na Europa, do lado esquerdo tem uma caixa com o registo dos fogos e a área ardida e é impressionante o número de fogos em Portugal, comparado com Espanha, Itália e França, parece que o site é Português, tal o número de fogos em Portugal comparando com os outros paises.

Podem ver também todo o território português a vermelho escuro, aproximem o mapa.

http://effis.jrc.ec.europa.eu/current-situation

Portugal tem este ano, ou melhor aluga, 2 canadair’s Cl-215, que pelos vistos já andam presos com arames, visto serem máquinas a caminhar para os 20 anos, quando até 2007 tivemos sempre no mínimo 4 canadair´s a actuar, e em 2006 2 canadair’s e 2 beriev's.

Comparem Portugal com os restantes países mediterrânicos, que possuem dezenas de aeronaves desta natureza, ficam aqui os números segundo o wikipédia:

França: 22
Espanha: 18
Grécia: 13
Croácia: 6
Itália: 15

Vejam no you tube como fazem em França, 3 e 4 canadair's em linha lançar agua, não há cabeça de fogo que resista.

Alguns dirão que são países maiores que Portugal em área, alguns sim, outros não, a Grécia e a Croácia não são, e possuem 13 e 6 canadair’s respectivamente, a França, a Itália e a Espanha são, mas não se podem esquecer que Portugal dos 90.000 km2 de área que tem, cerca de 65 % têm vocação florestal e estão em risco máximo de incêndio grande parte do verão, algo que não se passa nestes países.

Para alem disso na França só há incêndios na parte sul, na parte mediterrânica e na Córsega, o resto do pais mais a norte não tem esses problemas, a Itália não esta exposta a um risco tão grande como nós e a percentagem de território florestado é muito menos que a nossa, o mesmo se passa em Espanha, apesar de serem países maiores que Portugal, tem em comparação com Portugal uma percentagem muito menor área de florestada, que temos todo o pais do Tejo para cima coberto de pinheiros e eucaliptos.

Portugal teria que ter no mínimo 6 canadair’s para que as coisas corressem bem, o ideal seriam 8, para não termos que andar sempre feitos pedintes a pedir meios aéreos ao estrangeiro, parece que os Portugueses gostam de ser tratados como os pedintes da Europa.

Uma vergonha.

Mas parece que este governo que tão mal tem tratado os bombeiros em Portugal desde 2005, governo este onde ministros como Mário Lino se declaram iberistas de caras, em que o MNE, Luis Amado diz que o futuro de Portugal passa pela ibéria, e em que o Pm diz ter como principal prioridade a Espanha, Espanha, Espanha, este governo prefere mandar vir canadair's ou de itália, França, e principalmente de espanha, que é para parecer e dar a entender ao povo e á opinião publica que os espanhóis são bons rapazes, e nossos amigo, quando esse pais conspira contra portugal todos os dias, é caso para dizer que o iberismo já chegou ao combate aos fogos.

ARPires disse...

Nas palavras de Sr. João Faria, até parece que os incendiários estão no governo e não no desleixo de todos nós, a começar pelos donos das florestas e pelos pastores que pegam fogo ao mato, para que após as primeiras chuvas, surjam novos pastos, etc, etc, etc...
Tenha dó, o governo ou os governos deste país, são constituídos por portugueses, logo enfermam dos memos males que o Sr. João Faria e do comentador que sou eu próprio, pois não me excluo da minha cota parte de responsabilidade, agora para o senhor, a culpa é sempre dos outros, pois é sempre mais fácil criticar do que actuar, e bater no governo dá quase sempre resultado, principalmente quando o interesse é ir ocupar o lugar daqueles que se criticam.
Comigo este tipo de fenómeno tem o efeito contrário, "quanto mais lhe bates mais eu gosto de ti", aplicando-se este princípio ao governo actual e em funções, esperando eu, por muito tempo.