sábado, 9 de outubro de 2010

3188. Fim-de-semana de mau tempo

Porto: onda «gigante» fere cinco pessoas - Uma onda galgou este sábado à tarde um paredão na zona litoral do Porto, ferindo cinco pessoas, incluindo uma mulher grávida, e danificando quatro viaturas, apurou a TVI. Segundo escreve a Lusa, tudo aconteceu cerca das 15h25 junto ao forte de São João da Foz e fonte dos Bombeiros portuenses confirmou que a corporação transportou ao hospital uma mulher atingida pela onda.
A situação acabou por gerar algum pânico, já que as pessoas foram surpreendidas enquanto passeavam na marginal. Não havia qualquer proibição por parte das autoridades de aceder ao paredão. Em todos os casos, os ferimentos serão de pouca gravidade, de acordo com as fontes. No caso das viaturas, fonte policial garantiu à Lusa que os estragos foram «significativos».
(Fonte: TVI24)
Açores: ligações marítimas vão ser retomadas à meia-noite - A Atlanticoline estima retomar «a partir das 00:01» as ligações marítimas entre as ilhas dos Açores, canceladas desde quinta-feira devido ao mau tempo no arquipélago. Está prevista a saída do navio Express Santorini, da Praia da Vitória, na ilha Terceira, para repor ligações às ilhas do Pico, S. Jorge, Faial, Graciosa e Terceira, segundo afirmou à Lusa o porta-voz da empresa, o comandante São Miguel Oliveira.
O mesmo navio fará ainda viagens para S. Miguel e entre esta ilha e Santa Maria, numa operação que «deverá estar concluída ao início da tarde de segunda-feira». Serão reencaminhados «cerca de 90 passageiros», acrescentou o porta-voz da Atlanticoline.
O mau tempo levou também a SATA Air Açores a cancelar ligações de e para a ilha das Flores, afectando um total de 223 passageiros, que só deverão ser transportados no domingo. (Fonte: TVI24
)
Mau tempo: 702 inundações e 219 quedas de árvores - Portugal contou com 1154 ocorrências relacionadas com o mau tempo, entre a meia-noite de sexta-feira e as 12h30 deste sábado. Segundo a Protecção Civil, registaram-se 1154 ocorrências, das quais se destacam 702 inundações e 219 quedas de árvores.
"A maior incidência destas ocorrências registaram-se nos distritos de Lisboa com 355 ocorrências, Setúbal com 185 e Coimbra com 117", precisa a Protecção Civil, que retirou o alerta laranja esta manhã, devido à melhoria do tempo. Nas operações estiveram envolvidos 4987 operacionais, apoiados por 1256 veículos.
(Fonte: Correio da Manhã)
Figueira da Foz foi “invadida” pelo mar - A forte ondulação marítima provocou hoje alguns estragos na Figueira da Foz, mais propriamente em Buarcos e na Praia da Leirosa. Nesta última, o mar galgou mais de cinco metros, “comendo” uma boa parte da areia das dunas que rodeiam aquela praia.
O presidente da Junta de Marinha das Ondas, assim como a população da Praia da Leirosa, mostravam-se preocupados com a situação, não só pelos estragos causados (o mar acabou por destruir algumas das passadeiras de madeira da praia), mas principalmente porque, se a forte ondulação regressar, pode pôr em risco as habitações do bairro social, junto à praia.
A Protecção Civil esteve no local a fazer o reconhecimento e vai ser levada a cabo uma operação de vigia durante esta noite, uma vez que a maré volta a encher a partir das 00H00. Já em Buarcos, o mar atravessou todo o areal inundando a estrada e ameaçando os apoios de praia em frente ao Jardim Fernando Traqueia. A Avenida Infante D. Pedro ficou alagada, razão pela qual, por precaução, se encontra cortada a circulação naquele troço. A “invasão do mar” não causou, contudo, grandes estragos, tendo somente danificado um automóvel. (Fonte: As Beiras on line
)
Aveiro: Mar subiu a destruiu mais a praia - O mar subiu e galgou o molhe Sul da Barra, este sábado à tarde durante a maré enchente inundando a entrada de acesso à praia e chegando à avenida principal. A maré-viva da tarde chegou a atingir alguns apoios de praia, embora não entrando para o interior.
A área da praia ficou menor e o avanço do mar escavou no areal junto ao Molhe Sul. A subida do mar chegou a juntar as duas praias a Norte e a sul do Molhe Sul. (Fonte: OLN Aveiro)
AÇORES: Mau tempo provoca estragos na costa Norte de S. Miguel - O mau tempo provocou esta madrugada prejuízos consideráveis em embarcações varadas nos Portos de Rabo de Peixe e Porto Formoso na costa norte da Ilha de São Miguel. A situação mais grave verificou-se em Rabo de Peixe, principal porto da Costa Norte de São Miguel e um dos maiores portos de pesca dos Açores.
A ondulação forte de noroeste começou a galgar o porto e a inundar a zona de varagem das embarcações cerca da uma hora da madrugada de hoje e pouco depois os pescadores começaram a retirar os barcos para a rua de acesso ao porto. Algumas das embarcações (barcos de boca aberta e barcos cabinados de 12 metros) foram atingidas pelas ondas e adornaram ou mesmo viraram causando elevados prejuízos que estão a ser inventariados. (Fonte: RTP Açores)
Temporal deixa país inundado - O mau tempo que se sentiu ontem provocou estragos de norte a sul do País. Em Lisboa, a subida repentina do Tejo encurralou 21 turistas na Torre de Belém, que foram retirados pelos Sapadores Bombeiros, com o recurso a uma escada.
Por toda a cidade registaram-se inundações e quedas de árvores. No Hospital de São José, uma descarga eléctrica provocou a falha do sistema informático. À hora de fecho do jornal, os técnicos tentavam repor o sistema. Fonte hospitalar garantiu que a falha não afectou os utentes.
No Norte, um aluimento de terras provocou estragos em três carros em Valadares, Gaia, sem provocar feridos. Em Esmoriz (Ovar), a ondulação marítima chegou à estrada. No Algarve, o rio Gilão (Tavira) transbordou e inundou algumas ruas.
No Alentejo, também se verificaram inundações: em Alcácer do Sal a subida do Sado inundou a zona baixa. No distrito de Coimbra, registaram-se 90 ocorrências – num caso, uma árvore caiu sobre duas viaturas, estacionadas na rua. A zona de Setúbal foi outra das áreas afectadas: em Vendas de Azeitão, um infantário, com 50 crianças, inaugurado em Setembro, foi evacuado devido ao abatimento do tecto falso do refeitório.
(Fonte: Correio da Manhã)

Sem comentários: