sábado, 4 de dezembro de 2010

3273. Apenas dois dos habitantes da Fajãzinha passaram noite em casa

Quase todos os moradores da Fajãzinha, localidade na ilha açoriana das Flores que ficou isolada devido aos deslizamentos de terras, passaram a noite de sexta-feira num aldeamento turístico da Coada. De acordo com a agência Lusa, apenas dois dos cerca de 80 moradores, que se recusaram a abandonar a sua casa, permaneceram naquela localidade.
Segundo referiu o porta-voz do Serviço Regional de Protecção Civil, Carlos Enes, a zona continua instável, tendo-se registado na madrugada de sábado uma nova derrocada de pequenas dimensões. A decisão sobre o regresso dos moradores às suas casas compete, segundo a mesma fonte, à Câmara Municipal das Lajes.
O município coordena também as intervenções em curso na zona, que estão a ser dificultadas pela chuva e pelo vento forte que continuam a atingir a ilha. Além de obstruírem a via de acesso à Fajãzinha, as derrocadas de sexta-feira danificaram algumas moradias e chegou mesmo a provocar o deslocamento de uma delas.
As chuvas intensas registadas nos Açores causaram também esta madrugada desabamentos de terras em S. Miguel (Porto Formoso e estrada da Lagoa do Fogo) e inundações em moradias em S. Miguel, Santa Maria e Terceira, adiantou Carlos Enes. Um aviso emitido pela Protecção Civil açoriana indica que durante todo o dia de sábado as ilhas dos grupos Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo) vão ser atingidas por ventos fortes com rajadas que poderão chegar aos 100 quilómetros por hora.
Prevê-se também forte agitação marítima, com vagas de seis a sete metros no grupo Ocidental.

* * * * * * * * * *

Fonte: TVI24

Sem comentários: