Neve, gelo e temperaturas negativas estão a causar problemas em quase todo o país, com destaque para a região norte onde quase meia centena de estradas estão intransitáveis devido à acumulação de neve e gelo. Segundo a Guarda Nacional Republicana os distritos da Guarda e Viseu são os mais afectados, estando cortadas dez estradas nacionais e uma municipal no primeiro, enquanto no segundo estão intransitáveis seis vias nacionais e sete municipais.A neve e o gelo estão igualmente a impedir a realização de aulas nas escolas de sete dos 14 concelhos do distrito da Guarda, tendo o representante do Governo no distrito da Guarda referido que "por prudência" as aulas estão suspensas "em parte ou na totalidade" nos estabelecimentos de ensino dos concelhos de Aguiar da Beira, Gouveia, Seia, Manteigas, Sabugal, Guarda e Trancoso.
Igualmente com problemas relacionados a circulação automóvel está o distrito de Vila Real, com treze estradas nacionais, municipais e regionais cortadas por causa do gelo o que obrigou ao cancelamento dos transportes escolares em concelhos como Montalegre e zonas mais altas de Boticas e Ribeira de Pena. As principais estradas que atravessam o distrito, como o IP4 e as auto-estradas A24 e A7, estão transitáveis, embora com precauções por causa do gelo.
É também o gelo que em Montalegre está esta manhã a provocar problemas e a dificultar a desobstrução das estradas, o que já levou a Protecção Civil a aconselhar as pessoas a ficarem em casa e a cancelar mais um dia de aulas.
O distrito de Braga está igualmente a ser afectado pela neve e o gelo, que já levou ao corte de quatro estradas nacionais e uma municipal, enquanto em Bragança não se circula em três estradas nacionais e duas municipais.
Estão ainda cortadas duas estradas nacionais no distrito de Coimbra, duas municipais no distrito de Castelo Branco, uma estrada nacional no distrito do Porto, esta na zona do Marão, e uma estrada municipal no distrito de Aveiro, em Arouca.
O Instituto de Meteorologia (IM) alerta para as temperaturas baixas que se fazem sentir e que levaram aquele organismo a colocar no dia de hoje oito distritos de Portugal continental sob aviso amarelo, o mesmo sucedendo nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, embora devido à chuva e vento forte que irão assolar as ilhas.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Castelo Branco e Portalegre são os distritos em que se verificam as temperaturas mais baixas, sobretudo ao nível das mínimas. Segundo o IM as regiões do norte e centro vão continuar a estar sob influência do tempo frio, com céu pouco nublado ou limpo, enquanto na região sul haverá igualmente frio, com céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado até ao início da manhã e verificando-se a ocorrência de aguaceiros fracos que serão de neve acima dos 600 metros.
Face a estas condições o IM alerta para a formação de gelo ou geada em todo o país, assim como uma pequena descida da temperatura mínima.
O alerta amarelo, como se disse, estende-se para os arquipélagos da Madeira e dos Açores, mas nestas regiões por força da chuva a assolar as ilhas da Madeira e de Porto Santo, enquanto o arquipélago dos Açores será afectado por chuva, por vezes forte, assim como por vento.
De acordo com as previsões do IM as temperaturas máximas previstas para o dia de hoje serão de 10 graus no Porto, 12 em Lisboa, 13 em Faro, 19 em Ponta Delgada e 21 no Funchal.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (Texto e imagem): RTP Notícias
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Sem comentários:
Enviar um comentário