quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

3329. AUSTRÁLIA: Inundações atribuídas ao fenómeno climático La Niña

As inundações sem precedentes que atingiram Queensland, no nordeste da Austrália e afectam mais de 200.000 pessoas, foram atribuídas hoje pelos serviços meteorológicos australianos ao fenómeno climático La Niña. Segundo os serviços meteorológicos, o fenómeno climático La Niña, que reapareceu em Julho no Pacífico, associado a condições meteorológicas extremas, provocou em Queensland o ano mais húmido desde que existe recolha de dados. No total, quatro dezenas de cidades foram afectadas pelas inundações, num território tão grande como a França e a Alemanha em conjunto.
"Em Julho, as condições de La Niña estiveram bem instaladas e a maior parte das regiões da Austrália conheceu precipitações efectivamente acima a média", precisaram os serviços meteorológicos no seu relatório anual. "A segunda parte do ano (de Julho a Dezembro) foi a mais húmida" desde que é realizada a recolha de dados, acrescentaram os mesmos serviços. "Vários cursos de água na região atingiram níveis recorde. Os danos nas infra-estruturas e nos bens assim como o custo económico das perdas de colheitas e o atraso de produção nas minas, devem representar vários milhares de milhões de dólares australianos" de prejuízo, indicou igualmente o relatório.
Na altura do Natal, chuvas torrenciais caíram num solo já saturado de água, provocando uma profusão dos cursos de água, que inundou milhares de km2 de terras agrícolas e minas de carvão, de acordo com o relatório. Ao contrário do El Niño, o fenómeno La Niña caracteriza-se por um aumento das temperaturas da superfície do mar dos sectores central e oriental do Pacífico. Segundo a Organização meteorológica mundial (OMM), o fenómeno é geralmente acompanhado de fortes chuvas na Indonésia, Malásia e Austrália, de períodos de seca na América do Sul, de tempestades no Atlântico tropical, de vagas de frio na América do Norte e de um tempo chuvoso no sudeste da África.
* * * * * * * *
Fonte: DN

Sem comentários: