quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

3795. Desflorestação pode tornar norte mais frio

Ainda que a desflorestação esteja conotada com o aquecimento global, o fenómeno também pode provocar, em algumas regiões, uma queda na temperatura.
Muitos cientistas consideram que a desflorestação contribui, em grande medida, para o aquecimento global, no entanto, uma nova investigação da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, chegou à conclusão que, em algumas latitudes nortenhas, o fenómeno contribui para a redução das temperaturas, à escala local. Os cientistas descobriram que, se as árvores forem cortadas numa região boreal, acima dos 45 graus de latitude norte, obtém-se um efeito neto de arrefecimento.
O arrefecimento desse local, em média 0,8 ºC, também se deve ao aumento do albedo (medida da reflectividade de luz de uma superfície) por isso a luz solar é mais reflectida em direcção ao espaço exterior, luz essa que já não poderá aquecer a superfície terrestre. Os solos desflorestados ficam totalmente cobertos de neve nas latitudes norte, daí que este solo reflicta os raios solares e não aqueça tanto.
Pelo contrário, a desflorestação ocorrida abaixo dos 35 graus de latitude parece provocar o aumento da temperatura desses locais. Plantar árvores beneficia o sistema climático porque sequestra carbono, mas, ao mesmo tempo, torna o lugar onde elas vivem mais quente porque as árvores são mais escuras do que outros tipos de vegetação e do que o solo branco e absorvem mais radiação solar.
* * * * * * * * *
Fonte:
tvnet

Sem comentários: