sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

4149. Previsão especial de Natal

PORTUGAL CONTINENTAL – Para os próximos dias prevê-se céu geralmente muito nublado, apresentando períodos de menor nebulosidade na região Sul, e com neblinas ou nevoeiros matinais, que poderão persistir até ao início da tarde em alguns locais das regiões do interior Norte e Centro no dia 23.
No dia 22, prevêem-se períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do cabo Mondego, que diminuirão de intensidade e frequência a partir da tarde.
Para dia 24, devido à aproximação de uma superfície frontal fria, prevê-se períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, e sendo por vezes forte a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, passando a regime de aguaceiros a partir da tarde. Prevê-se ainda, queda de neve acima dos 1400/1600 metros a partir da tarde. O vento soprará moderado de sudoeste, sendo forte nas terras altas.
No dia 25, prevê-se uma descida de temperatura e aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro. Esta precipitação poderá ser de neve acima dos 1000/1200 metros durante a noite. Nas terras altas, o vento será forte do quadrante oeste.
ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES Para os dias 24 e 25 de Dezembro e para todo o arquipélago, períodos de céu muito nublado com boas abertas. Aguaceiros fracos e pouco frequentes. Vento do quadrante oeste moderado a fresco com rajadas até 50 km/h, tornando-se bonançoso nas ilhas dos grupos Central e Oriental.
ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA Para os próximos dias 22 e 23, prevê-se céu geralmente pouco nublado e vento fraco a moderado de sul.
Para dia 24, devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, prevê-se períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros a partir do início da tarde e descida de temperatura. O vento soprará moderado de sudoeste, sendo forte nas zonas montanhosas, rodando para noroeste a partir da tarde.
No dia 25, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade e vento fraco a moderado de noroeste.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: