quinta-feira, 22 de agosto de 2013

4442. Bombeira morre no incêndio na Serra do Caramulo

Uma bombeira de 22 anos morreu e pelo menos nove bombeiros ficaram hoje feridos, um dos quais com gravidade, depois de terem sido cercados pelo fogo que lavra na Serra do Caramulo, no concelho de Tondela, disse o comandante operacional distrital de Aveiro, José Bismarck. Segundo José Bismarck, que está a comandar as operações no terreno, o bombeiro que ficou gravemente ferido vai ser transportado de helicóptero do INEM para o hospital.
Em declarações tvi24.pt, a Protecção Civil confirmou a morte de uma bombeira, da Corporação de Bombeiros de Alcabideche, que fazia parte de um grupo de elite de combate aos fogos, o Grupo de Reforço de Incêndios Florestais (GRIF) presente no incêndio. A bombeira estava desaparecida há duas horas e foi encontrada morta. Segundo José Bismarck, em declarações à Lusa, os bombeiros estavam a combater as chamas em Pedronhe, num local onde se tinha registado uma reactivação.
«Estavam todos com uma linha de água e houve qualquer fenómeno em que vários bombeiros que estavam na mesma linha foram apanhados pelo fogo», contou, acrescentando que houve ainda viaturas danificadas, mas «pouca coisa». O comandante operacional distrital de Aveiro disse que o incêndio «está desfavorável no seu lado sul», ou seja, na zona onde se deu o acidente com o grupo de bombeiros. No local encontravam-se oito ambulâncias e um helicóptero que transportaram os feridos para o hospital de Viseu. A bombeira que faleceu tinha uma filha de 4 anos.
Segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil, estão no terreno 290 operacionais (278 dos quais bombeiros), 86 veículos e seis meios aéreos. O incêndio deflagrou às 00:25 de quarta-feira, em Silvares.
* * * * * * * *
Fonte: TVI24

Sem comentários: