A Ciência está, hoje em dia,
omnipresente nas nossas vidas: da exploração dos recursos naturais às
consequências das alterações climáticas, há poucos aspectos do quotidiano que
não dependam de novas descobertas científicas e avanços tecnológicos. A
literacia científica e uma profunda compreensão do modo como os cientistas
interrogam o mundo – o método científico –, mais do que um parêntesis meramente
cultural, tornou-se uma crucial questão de sobrevivência para toda a
Humanidade. Assim, consciente do papel institucional do IPMA enquanto
laboratório do Estado, um grupo de investigadores arregaçou as mangas e lançou
o “IPMA-Escolas: Os porquês do mar e da atmosfera”.
Como o próprio nome indica,
trata-se de um projecto de divulgação da Ciência para os alunos dos diferentes
níveis de ensino, por enquanto focado no pré-escolar e no primeiro ciclo do
ensino básico.
Contando já com a experiência no
terreno de alguns dos membros do grupo, o objectivo é o de, descontraidamente,
levar a Ciência até aos mais novos, através de divertidas experiências ao vivo,
histórias, vídeos, apresentações e textos adequados aos diferentes níveis
etários, ou simples conversas “à roda da fogueira”.
As acções a desenvolver
centrar-se-ão na temática do mar e da atmosfera e visam mostrar um pouco da
Ciência que se faz no IPMA. Incutir nas crianças o gosto pela procura de
respostas aos “porquês” que as habitam, aguçar-lhes o espírito crítico,
estimular-lhes o raciocínio dedutivo e conduzi-los à alegria da descoberta são
os pilares centrais deste autêntico projecto de cidadania participativa.
E, porque atento às
possibilidades abertas pelas novas tecnologias de informação e comunicação, o
projecto “IPMA-Escolas” marcará presença na Internet através do blogue
“IPMA-Escolas” (ipmaescolas.blogspot.com/) e de uma página no Facebook.
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Fonte: IPMA
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