sexta-feira, 15 de agosto de 2014

4859. PRAIAS: Água fria no Algarve até Setembro

Durante uma semana a temperatura da água do mar até esteve boa, mas voltou a ficar mais fria com o início desta semana. Os banhistas queixam-se, mas os especialistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera referem que a situação é “normal” e que a culpa é do afloramento costeiro e dos ventos de sudoeste.
Este fenómeno meteorológico, típico da costa portuguesa, é efetivamente o grande culpado. No geral, este verão, a temperatura da água do mar caiu dois a três graus, tanto na costa ocidental do país como no sul, quando comparado ao mesmo período de 2013.
As nortadas, que dominam na costa ocidental, e o próprio movimento de rotação da Terra, provocam uma corrente de que resulta o transporte de água superficial para oeste e o afloramento junto à costa de águas profundas frias. Em consequência, na faixa costeira, a temperatura da água do mar à superfície diminui consideravelmente.
A costa algarvia é definitivamente a zona mais afetada. Desde Julho que os valores médios rondam os 17 graus, quando o normal seria situarem-se nos 20 graus.
O que se passa é que a nortada que dá origem à agitação marítima e que causa a subida da água fria não costuma chegar ao Algarve, onde as águas estão normalmente estagnadas e são aquecidas pela radiação solar. Portanto, a situação meteorológica alterou-se nessa zona e, desta vez, o efeito de concentração não terá ocorrido.
O fenómeno não é novo e pode até ser considerado normal, uma vez que está dentro dos padrões apresentados pelo nosso clima. Por vezes temos verões mais frescos e húmidos, outros mais quentes e secos, embora o normal fosse uma situação mais estável que não se tem verificado.
Em todo o caso, o verão está longe de ser dado como perdido e, se ainda não foi de férias, fique a saber o seguinte: na costa ocidental, o Oceano Atlântico atinge valores mais elevados entre setembro e outubro. Já a sul, no Algarve, as águas mantêm-se tradicionalmente mais quentes nos meses de Julho a Setembro.
Os dados são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
* * * * * * * * * * *
Fonte: Beachcam

Sem comentários: