sexta-feira, 20 de novembro de 2015

5543. PORTUGAL CONTINENTAL: Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
Sábado, 21 de Novembro de 2015_12h00
Fonte: MetOffice
=========================================
Carta 500 hPa prevista para
Sábado, 21 de Novembro de 2015_12h00
Fonte: Wetter3
O estado do tempo em Portugal Continental passará a estar condicionado por um profundo cavado que se estenderá desde o ártico, cobrindo toda a fachada atlântica da Europa Ocidental e em progressão para leste, em direção aos países da Europa Central.
Central. Este profundo cavado transporta no seu trajeto uma massa de ar extremamente fria, com temperaturas inferiores aos 30 graus Celsius negativos aos 500 hPa (aproximadamente aos 5 500 metros de altitude), com origem no ártico.
Em superfície surgirão um complexo de profundas depressões no interior da Europa que, aliado a um potente anticiclone (centro de altas pressões) centrado no oceano Atlântico a norte do Arquipélago dos Açores, potencializam um forte gradiente de pressão atmosférica de quase 60 hPa na faixa ocidental da Europa; tal facto dará origem a vento forte a muito forte, predominante do quadrante norte, em toda a faixa ocidental do continente europeu, incluindo a Península Ibérica (Portugal e Espanha), afetando em particular as regiões montanhosas já a partir deste sábado.
Entretanto uma linha de instabilidade (superfície frontal fria) irá cruzar o território de Portugal Continental ao longo deste sábado, levando ao aumento da nebulosidade e à ocorrência de precipitação, que se estenderá de norte para sul. Após a passagem da superfície frontal, ocorrerá uma acentuada descida de temperatura. Esta situação de tempo muito frio, reforçado pelo vento forte, persistirá até ao início da próxima semana.

Sem comentários: