domingo, 10 de janeiro de 2016

5599. Mau tempo no Norte do continente

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro alertou este domingo para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.
"As condições de preia-mar de marés vivas com ondulação do quadrante oeste de quatro a cinco metros de altura previstas às 15h11 horas locais, retarda os caudais de escoamento no troço do rio Douro da Foz a Crestuma, podendo agravar as necessidades de descarga da albufeira de Crestuma, com possível inundação na Ribeira do Porto/Gaia, de Miragaia e Alfândega, situação que será acompanhada", pode ler-se no comunicado enviado pelo CPPC. "Há uma tendência de subida e vamos acompanhar nas próximas horas", disse à Lusa a mesma fonte, realçando que a preia-mar estaria a ocorrer nesse momento.
Já do lado de Gaia, o Comandante da Protecção Civil alertou para a possibilidade de, durante a preia-mar a partir das 15h00, as águas do Douro poderem subir, afectando as áreas ribeirinhas do concelho. Segundo Salvador Almeida, há várias equipas em toda a orla fluvial de Gaia "a alertar as pessoas para estarem atentas" a uma subida do rio Douro.
Baixa de Amarante inundada – O rio Tâmega, em Amarante, atingiu este domingo de manhã a praça mais baixa da cidade, provocando prejuízos em alguns estabelecimentos de restauração, disse à Lusa a protecção civil local. O nível do rio atingiu os 6,3 metros.
Aluimento de terras na Maia – O mau tempo e as chuvas intensas causaram a inundação do parque de estacionamento do centro comercial Maia Jardim, na Maia (Porto), que acabou por ser evacuado e encerrado, disse à Lusa o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) do Porto.
Estradas cortadas na Trofa – O mau tempo obrigou este domingo ao corte de trânsito na Estrada Nacional (EN) 14 e da 104, à passagem pelo concelho da Trofa, distrito do Porto, informou à Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR) local.
Tornado em Matosinhos – Quatro pessoas ficaram desalojadas este domingo na sequência de estragos feitos por um tornado em Matosinhos.
* * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: