quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

7585. PORTUGAL CONTINENTAL: Aviso de mau tempo


A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil emitiu um comunicado em que avisa a população de um agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas. De acordo com a Protecção Civil, no seguimento do contacto feito com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, "prevê-se para as próximas horas um agravamento das condições meteorológicas".
O mau tempo deve atingir em particular os "distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real no período entre as 12h00 e as 18h00 horas" de quinta-feira amanhã. É esperada chuva, "que poderá ser por vezes forte a partir do fim da manhã na região norte". Também "vento de sul forte no litoral oeste norte e centro, com rajadas até 80 km/h". A intensidade do vento deve diminuir ao final da tarde. As autoridades esperam também "agitação marítima a partir do início da próxima madrugada em toda a costa mantendo-se previsivelmente até ao final do dia".
De acordo com a Protecção Civil prevê-se ainda "que os acumulados de precipitação nas bacias hidrográficas da região Norte (em particular Lima, Cávado e margem Norte do Douro) possam atingir valores acumulados elevados nas próximas 24 horas, importando manter a vigilância para antecipar o aumento da cota dos cursos de água"
Deve ser dada especial atenção às zonas "historicamente identificadas como vulneráveis a inundações e em particular em bacias hidrográficas não regularizadas e de escoamento rápido".
* * * * * * * * * * * *

Sem comentários: