quinta-feira, 1 de outubro de 2020

7901. Depressão ALEX: Efeitos em Portugal Continental


Carta Sinóptica de Superfície prevista para 

Sexta-feira, 2 de Outubro de 2020_12h00UTC

Fonte: MetOffice

=============

COMUNICADO DO IPMA

Durante o dia 2, irá atravessar o território do continente um sistema frontal de actividade moderada associado à depressão ALEX. Prevê-se precipitação, que será localmente intensa nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao início da manhã, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos. Estes aguaceiros poderão ser de chuva e neve ou neve na zona da Torre (Serra da Estrela), durante a tarde.

Já a partir da tarde de dia 1, sentir-se-á o aumento da intensidade do vento, prolongando-se até ao final de dia 2, em especial nas regiões Norte e Centro, onde as rajadas poderão atingir 75km/h junto ao litoral e 110 km/h nas terras altas. 

Prevê-se também uma descida de temperatura, em especial da máxima que irá variar aproximadamente entre 13 e 18°C nas regiões a norte do vale do Tejo e entre 18 e 25°C a sul.

Espera-se um aumento significativo da agitação marítima na costa ocidental, em particular entre o início da manhã de dia 2 e a madrugada de dia 3, em especial a norte com cabo Raso, onde a altura significativa das ondas poderá atingir 4 a 5 metros.   

Prevê-se que a depressão ALEX se encontre centrada em 48°07'N e 2°50'W no dia 2 de Outubro de 2020 às 00:00UTC, com um mínimo de pressão de 967hPa, afectando em particular a região da Bretanha e Pays-de-la-Loire em França.

* * * * * * * *

Fonte: IPMA

Sem comentários: